As férias de fim de ano chegaram! Com elas, a maioria dos estudantes passarão quase três meses fora das salas de aula e, é tendo tanto tempo longe de uma rotina regrada, que o aluno fica com aquela dúvida: devo apenas aproveitar o tempo que tenho disponível com lazer e diversão ou será que devo estudar também?

A verdade é que, realmente, o momento é de relaxar, afinal o ano foi cheio e todo mundo precisa de descanso, mas ao mesmo tempo se o acadêmico continuar ativo poderá levar algumas vantagens. Mas então, como fazer para conciliar? A resposta está no equilíbrio! Descanso e estudo moderado são a fórmula para aproveitar  o descanso e também não perder o ritmo.

Organize eu tempo

Se você ficará quase três meses longe da sala de aula programe seu tempo. Que tal ficar de “pernas para o ar” no primeiro mês de férias e no segundo mês se organizar para ir voltando à rotina aos poucos? Assim, você não perde o hábito e não fica tão difícil voltar aos estudos quando a hora finalmente chegar.

Rotina de leitura

Há quem goste de ler quando está de férias e nesse caso a dica é para que o estudante escolha os títulos que lhe agradam, mas que reserve um tempinho para algum livro, quem sabe não tão denso e que ainda tenha a ver com o conteúdo de estudos. A dica é ler aos poucos, alternando com a leitura dos outros títulos que você prefere. Lendo assim, algumas páginas por dia, no fim das férias você terá terminado.

Se divirta fazendo coisas que gosta

Quem disse que para estudar ou fazer alguma atividade que poderá agregar em sua vida profissional você precisa apenas estar debruçado em cima de livros e resolvendo questões? Você pode aprender muitas coisas com cursos de férias, que tenham assuntos relacionados a área que você estuda. Geralmente esses cursos tem curta duração e metodologias bem dinâmicas o que não torna o aprendizado chato. Além disso, você conhece novas pessoas e adquire novas experiências. Outra dica é fazer atividades que estimulem sua criatividade e te inspirem.

Convide um amigo

Que tal combinar com um amigo, para depois do período inicial de puro descanso vocês se encontrarem pelo menos uma vez na semana para estudar? Um estimulará o outro e o melhor é que depois do estudo vocês poderão aproveitar que se reuniram e fazer uma atividade de lazer juntos como ver uma série, ou fazer um lanche juntos.