A Unoesc está oferecendo a partir do primeiro semestre de 2020, a Graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e para você que até já ouviu falar sobre esses assuntos, mas, não tem ideia de como isso pode ser uma opção de carreira profissional, O Blog da Unoesc preparou o material a seguir com tudo que você precisa saber. E fique atento, porque essa é uma área que está demandando muito profissionais.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A Ciência de Dados busca descobrir conhecimento demandável a partir de uma quantidade grande e pesada de dados que podem ser usadas para tomar decisões e fazer previsões, e não simplesmente a interpretação de números. O profissional dessa área é responsável por transformar dados em informações ou produtos de informação dentro de uma empresa ou corporação, trabalha principalmente com “dados não estruturados” que são os mais difíceis de serem classificados e menos eficientes para se gerenciar com a tecnologia. São exemplos desse tipo os dados provenientes de e-mails, vídeos, postagens de redes sociais etc.

Já a Inteligência Artificial, é um ramo da informática que visa a criar máquinas inteligentes e inclui a programação com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos com novas informações pelo próprio sistema de computadores, capazes de decidir, entre opções preestabelecidas, qual delas é a melhor. Tem sido empregada também em linhas de produção de empresas, em lojas de varejo on-line, em bancos, em automóveis, na indústria do entretenimento e na área da Saúde.

A quem se destina o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

– Interessados em atuar organizando e analisando grandes quantidades de dados, desenvolvendo modelos analíticos e preditivos e comunicando com clareza os resultados das análises para outros profissionais de diferentes setores.

– Interessados em atuar na solução de problemas complexos que envolvam a exploração e a análise de grandes bancos de dados por meio da aplicação da Inteligência Artificial, do desenvolvimento e da aplicação de métodos e modelos em processos matemáticos, estatísticos e computacionais.

– Interessados em identificar padrões comportamentais, com base no uso de técnicas e algoritmos da Inteligência Artificial, e para traduzir metas corporativas ou departamentais em informações baseadas em dados.

– Profissionais que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de bases de dados para apoio a tomada de decisão.

Mercado de trabalho

A área de atuação destes profissionais é ampla e está associada a atividades como: cientista de dados, analista de dados, gerente de análise, desenvolvedor de sistema de dados e analista funcional. O profissional atuará diretamente no suporte à tomada de decisão nas organizações, como por exemplo, no planejamento estratégico e na gestão da informação ou na função de CIO (Chief Information Office).

Dentre as organizações em que poderá atuar, destacam-se aquelas relacionadas às áreas financeira, logística, seguradoras, supermercados, varejistas e universidades. E para se ter uma ideia, a média de salário mensal para o cargo no Brasil, segundo o site Love Mondays, é de R$ 9 mil reais, podendo chegar a R$ 20 mil reais.

Como está estruturado o curso

O Curso presencial de Ciência de Dados e inteligência Artificial oferecido na Unoesc é inédito no Brasil como Tecnologia. Está sendo ofertado nos campi de Chapecó, Xanxerê, Joaçaba e Videira, com duração de três anos, e, em média, de 3 a 4 encontros presenciais semanais.

Um diferencial do curso é que a cada ano concluído, o aluno receberá uma certificação. No primeiro ano em Data Science; no segundo ano em Business Intelligence e Mobile; e no terceiro ano em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

De natureza interdisciplinar, a nova graduação é composta por unidades curriculares na interface das áreas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Computação, Matemática e Estatística. Utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o curso proporciona aos estudantes diversas oportunidades de se confrontarem com questões e problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, em busca de soluções.

Cada um dos períodos do curso será conduzido com base em um “Projeto Integrado” (principal ferramenta para articular teoria e prática): Aquisição e visualização de dados (Storytelling), Estatística sobre bases de dados, Negócios, Redes sociais e marketing, Segurança cibernética e engenharia social e Trabalho de Conclusão de Curso.

A formação empreendedora e profissional também será abordada ao longo da graduação, por meio de estudos orientados e estudos individuais. Além disso, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas de Iniciação Científica e a participar de atividades de caráter internacionalizante.

Ficou interessado? Inscreva-se no site da Unoesc.