Assim como o futebol a cerveja está entre as paixões do brasileiro. Não à toa, o mercado brasileiro de cervejas é um dos maiores do mundo e o que mais gera empregos na economia nacional. As de marcas populares, com venda comum em diversos tipos de estabelecimentos comerciais são ainda as mais conhecidas. Mas, paralelo a isso, nos últimos anos, também surgiram estilos diferenciados, as chamadas cervejas artesanais. Bom para quem aprecia esse tipo de bebida, e melhor ainda, para quem muito mais do que consumir, pensa em lucrar atuando no ramo.

Mas atenção, não basta apenas gostar de cerveja e saber que a demanda de mercado está favorável. Ser um profissional da área exige conhecimento e por isso, apostar em um curso de Graduação em Produção de Cerveja é o principal caminho.

Na Unoesc, esse curso está sendo oferecido na Modalidade Mix/Híbrido, ofertado em Joaçaba, Chapecó, Videira e Xanxerê, com duração de dois anos e encontros presenciais quinzenais para as atividades teórico-práticas do curso.

As atividades do componente são realizadas por meio de moderna plataforma de ensino on-line e os estudos são mediados pelo professor através de aulas on-line ao vivo sendo disponibilizadas as gravações no ambiente virtual do aluno para que se não puder acompanhar em tempo real assista quando achar mais conveniente.

Os encontros presenciais para aulas práticas em laboratórios, serão realizados periodicamente uma vez por quinzena nos dois primeiros semestres e uma vez por semana nos dois últimos semestres sendo mediados por professor tutor no polo, que atuará facilitando o processo de aprendizagem do aluno. Já as avaliações finais de cada componente serão organizadas de forma presencial e oportunizadas em dois momentos a escolha do aluno.

Vou lucrar?

Entre os diferenciais do curso está a  inserção de novas espécies de leveduras ao processo de fabricação, o que permite a criação de produtos diferenciados, com maior valor agregado, além de possibilitar o uso mais eficiente dos recursos naturais, aumentando a demanda comercial e importância ambiental.

Além disso, estão previstos componentes curriculares durante o curso voltados ao empreendedorismo, gestão de negócios e outros elementos que poderão oportunizar que o aluno saia na frente de seus concorrentes.

Onde posso atuar?

Finalizado o curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em produção cervejeira e poderá atuar na execução e supervisão de atividades em uma unidade industrial de fabricação de cervejas, realizar análises químicas, biológicas e sensoriais, no controle de matéria-prima e/ou aditivos empregados na produção ou tratamento final das bebidas.

Também poderá atuar como empreendedor na produção de cervejas artesanais ou ainda como sommelier em bares, restaurantes, casas de venda especializada em cervejas e na elaboração de cartas de cervejas. O mercado de consultoria para grandes e pequenas fábricas cervejeiras, também é uma ótima opção para atender à necessidade como estudos de mercado e elaboração de receitas junto ao mestre cervejeiro.

Ficou interessado? Acesse o site da Unoesc e garanta sua vaga.