Para ser um líder é preciso estar disposto a assumir riscos, enxergar oportunidades enquanto outras pessoas veem apenas dificuldades; saber ouvirinspirar pessoas. Um dos maiores autores sobre o assunto, John Maxwell,  define a liderança como o desejo apaixonado de fazer a diferença e evocar nas pessoas a capacidade de sonhar.

A boa notícia é que a liderança pode ser aprendida por qualquer profissional. Dizer que liderança é algo nato é um mito. Entretanto, muitas pessoas querem cargos de liderança pelo status, mas acabam sendo apenas chefes, pois não possuem a maturidade necessária. Se você quer ser um líder, saiba como se preparar para fazer a diferença na organização em que você trabalha e confira a entrevista com a coordenadora do curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Lideranças, professora Adriana Salvi.

 

1) Quais habilidades que um líder deve ter?

São muitas as formas de liderar e, assim, são várias habilidades envolvidas. A forma de exercer a liderança deve considerar o perfil (as habilidades) das pessoas que serão lideradas. No geral, os líderes são pessoas normais, que vivem em “mundos” normais e convivem com pessoas totalmente normais, mas que possuem forte consciência de seu papel e buscam desenvolver-se continuamente, amadurecer psicologicamente e espiritualmente para bem exercer seu papel.

 

2) Como deve ser a preparação de um líder?

O primeiro passo é conhecer a si mesmo. O autoconhecimento dará a base para as demais etapas de preparação. Conhecendo a si mesmo, ocorre a liderança da própria vida. Posteriormente, deve-se buscar aprimorar a liderança, por meio de capacitações e leituras. A educação continuada é essencial.

 

3) Qual a importância de fazer cursos de especialização para alcançar a liderança em uma organização?

Para o bom exercício da liderança, o ideal é fazer um curso voltado à gestão de pessoas e, melhor ainda, um curso de liderança especificamente. O curso proporcionará ao profissional uma visão ampliada de como extrair o melhor das pessoas, alcançando seus corações, mentes e sua força laboral. Cada vez mais, os desafios de liderança serão maiores e, por isso, mais profissionais procurarão a Universidade para melhorar seu papel de líder.

 

4) De que forma um profissional, que almeja ser um líder, deve gerir a sua carreira?

O profissional deve entender seus pontos fortes e ter foco neles. Isso se alcança com autoconhecimento. Deve exercer sua liderança, seguindo sua essência, sem modelos e /ou estereótipos. Além disso, fazer cursos focados em liderança e ler muito.

 

5) Quais obras a professora indicaria para leitura sobre como ser um líder de sucesso?

Os  livros do escritor John Maxwell e todas as obras que auxiliam na compreensão das pessoas, pois essas serão lideradas e as coisas serão administradas.

 

Dicas de Leitura

Confira alguns livros do autor John Maxwell, que estão disponíveis na biblioteca da Unoesc, e tenha uma boa leitura!

  • As 21 indispensáveis qualidades de um líder
  • O livro de ouro da liderança: o maior treinador de líderes da atualidade apresenta as grandes lições de liderança que aprendeu na vida
  • As 21 irrefutáveis leis da liderança
  • A jornada do sucesso: prepare-se para alcançar os seus sonhos
  • Estratégias para o sucesso