O agrônomo é o profissional responsável por melhorar a qualidade de rebanhos e plantações a partir do conhecimento de técnicas de cultivo e criação. Ele pode atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva, a exemplo de plantio, colheita, abate e processamento de produtos agropecuários.

Para atuar na área, além de ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, existem algumas habilidades que tornam o agrônomo um bom profissional. Por isso, se você já pensou em fazer graduação em Agronomia, não perca esse post. A seguir, apresentamos algumas perguntas que você deve se fazer para descobrir se tem o perfil para se destacar em Agronomia. Não perca!

Tem interesse multidisciplinar?

Se sua resposta para essa pergunta é “sim”, então você tem grandes chances de se destacar como estudante de Agronomia. Isso porque a matriz curricular do curso conta com disciplinas das áreas biológicas, exatas e sociais, além daquelas específicas do setor.

Alguns exemplos são Biologia Celular, Física Geral, Sociologia e Extensão Rural e Melhoramento Vegetal. Além delas, os alunos ainda contam com disciplinas ligadas à área de gestão como Administração Rural e Agroindustrial. Elas são importantes caso o aluno tenha interesse em atuar junto a aspectos administrativos nos agronegócios.

Gosta de resolver problemas?

Como falamos, o principal objetivo do agrônomo é melhorar a qualidade e a produtividade de rebanhos e plantações. Sendo assim, identificar e resolver problemas é uma das atividades desse profissional.

Saber combinar conhecimentos para criar soluções e, portanto, inovar é uma habilidade importante. Principalmente quando se trabalha na área de gestão, uma das possibilidades de atuação profissional em Agronomia.

Tem respeito pelo meio-ambiente e às pessoas?

Além do interesse pelo campo ser uma característica importante ainda que o profissional atue na área industrial, o agrônomo precisa, no mínimo, ter consciência dos impactos sócio-ambientais que sua atividade profissional pode causar. Ter ética é imprescindível para atuar na área com responsabilidade.

Está disposto a conhecer novas tecnologias?

As melhores instituições que ofertam o curso de Agronomia atualmente já preparam os alunos para as novas necessidades do mercado agroindustrial. Disciplinas como Mecanização Agrícola e Biotecnologia Vegetal, por exemplo, introduzem os estudantes no cenário do uso de tecnologia para melhorar a qualidade e a produtividade no campo.

Quer continuar adquirindo novos conhecimentos?

Assim como a maioria das áreas profissionais atualmente, é preciso ir além da graduação para se destacar na Agronomia. Estudar idiomas, adquirir conhecimentos de gestão ou vendas e fazer uma pós-graduação são algumas das opções que você pode ter para alcançar os objetivos profissionais que deseja. Por isso, ter interesse na formação continuada é fundamental.

Nesse post, você descobriu algumas características importantes para quem deseja fazer uma graduação em Agronomia. Se sente que não tem alguma delas, mas deseja cursar a graduação mesmo assim, lembre-se que sempre é possível desenvolver novas competências.

Se você se preocupa com o quanto custa uma graduação em Agronomia, saiba que hoje existem diferentes formas de conseguir uma vaga no ensino superior, a exemplo do Enem, e até mesmo bolsas parciais e integrais podem ser conquistadas.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas para sua carreira diretamente no seu e-mail!