Bio…o quê?

Biotecnologia é uma área multidisciplinar que permite a utilização de organismos vivos para transformar produtos e processos, melhorando a vida das pessoas.

Bactérias e fungos são alguns desses organismos. Eles têm uma aplicação tão variada que inclui desde usos na indústria alimentícia à decomposição de resíduos. Buscar novos seres vivos e pesquisar em quais processos eles podem ser aplicados também fazem parte da Biotecnologia.

Essa multiplicidade de áreas movimenta um gigantesco mercado, representado principalmente pela indústria da saúde, na produção de biofármacos, vacinas, anticorpos, etc.

Além da saúde, a agricultura e a biotecnologia se aliaram para tornar o cultivo de plantas mais eficiente. Pragas, doenças e problemas climáticos, por exemplo, sempre foram obstáculos à produção de alimentos. Porém, a engenharia genética permitiu a criação de tecnologias que reduzem as perdas e aumentam a produtividade das lavouras.

As pesquisas desenvolvidas pela Biotecnologia Industrial são reconhecidas no mundo todo também na produção de biocombustíveis, mas há potencial de exploração em diversos setores, inclusive relacionados à sustentabilidade.  A biotecnologia ajuda a preservar a biodiversidade, com intervenções mínimas no meio ambiente. Cada vez mais, tem se exigido que o desenvolvimento econômico seja acompanhado de uma exploração sustentável para a produção de energia e alimentos.

Como a biotecnologia está muito relacionada à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias necessárias para a indústria, suas descobertas possuem grande valor de mercado e a área de Bionegócios está em expansão. Uma matéria da Revista IstoÉ, mostra que, entre 1997 e 2013, a biotecnologia gerou um benefício de US$ 25 bilhões aos projetos ligados ao agronegócio no Brasil. Com os avanços nas pesquisas e o aumento dos investimentos das empresas, a projeção é de ganhos de R$ 91 bilhões até 2023.

Quais as áreas de atuação do Biotecnologista?

• Indústrias químicas;
  • Indústrias de alimentos e bebidas;
  • Melhoramento genético animal e vegetal;
  • Produção de biocombustíveis;
  • Desenvolvimento de vacinas e antibióticos;
  • Bioinformática;
  • Bionegócios;
  • Ciência Forense;
  • Nanotecnologia, entre outras…

O Bacharelado em Biotecnologia Industrial da UNOESC – Campus Videira, objetiva formar profissionais com sólida base de conhecimento científico e tecnológico, éticos e conscientes do seu papel transformador.

O curso tem duração de 5 anos, é noturno (sem aula aos sábados), os professores são na sua maioria doutores e conta com tecnologia de ponta.

Em 2017 o Bacharelado em Biotecnologia Industrial da UNOESC ficou entre as melhores universidades do país, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril, sendo agraciado com 3 estrelas. Foi o único curso de Biotecnologia de uma universidade comunitária a ser estrelado.

Venha transformar o mundo com a gente!

Inscrições abertas para o processo seletivo clique aqui e garanta a sua vaga.

Informações: maria.nogueira@unoesc.edu.br (49) 3533-4442