Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população, refletindo uma melhoria das condições de vida. O Estado de Santa Catarina tem a maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos, de 78,7 anos. O Estado também tem a mais elevada esperança de vida tanto para os homens (75,4 anos) quanto para as mulheres (82,1 anos). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2015.

Neste contexto, a Unoesc Videira preocupada em atender as demandas sociais, afetivas, culturais, de lazer e de saúde desta população, que, atualmente, segundo a pesquisa Nacional por Amostra de Municípios (PNAD, 2005), tem crescido muito, implementou a Universidade da Terceira Idade (Uniti) como forma de incluir homens e mulheres que atingiram a maturidade no meio acadêmico na perspectiva de contribuir para seu bem-estar e melhor qualidade de vida.

 

Rever amigos e ampliar conhecimentos

O curso da Uniti na Unoesc Videira oferece oportunidades aos acadêmicos de rever e ampliar seus conhecimentos, mas, sobretudo, refletir, questionar e participar da sociedade contemporânea, buscando identificar alternativas nas quais puderam obter novos e rever antigos conhecimentos. Enfim, as atividades desenvolvidas objetivaram estimular a plena vivência da cidadania, na atual etapa de suas vidas, promovendo a valorização da terceira idade/maturidade que estão vivendo.

 

 

Grade curricular

As atividades desenvolvidas constituíram-se em um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e os profissionais que com eles vieram participar de diversas atividades (palestras, oficinas, aulas dialogadas, interações, aulas expositivas, reflexivas, aulas ativas, seminários, intercâmbios internacionais, viagens culturais). Entre os temas desenvolvidos salienta-se os seguintes: Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso, Atividades Físicas, Dança e Movimento, Conhecendo o Corpo, Meio Ambiente, Gerontologia, Arte, Cultura e Turismo, Alimentação Saudável, Comunicação, Produção Textual e Vivencias Poéticas.

São trabalhadas algumas temáticas que não constam na matriz curricular originária, pois percebeu- se a necessidade e os acadêmicos demonstraram o desejo de obter conhecimento sobre, como por exemplo: produção textual, oralidade, espiritualidade e algumas temáticas voltadas para a saúde.

 

 

Uniti/Turismo

As atividades de turismo local e regional elevaram os conhecimentos culturais, históricos, geográficos e de certa forma testaram as capacidades de se relacionarem em coletividade. A sistemática utilizada, segue uma regra básica, as primeiras fases visitam Treze Tílias por ser uma viagem mais próxima e as fases seguintes para cidades e contextos mais longos, mas sempre contextualizados, como por exemplo, a vinda dos imigrantes alemães e italianos, a cultura de Santa Catarina, a geografia e a economia do Estado, e assim por diante. Na atividade de turismo percebe-se o quanto é importante para o grupo a atividade de socialização, conhecimento e reconhecimento de mundo. A solidão e o isolamento, mesmo para os que não vivem sozinhos, torna-se evidente quando demonstram a alegria sentida nas menores atitudes de carinho que recebem da coordenação ou dos outros colegas.

 

Viagens de Estudos

As viagens de estudo tiveram como eixo a busca da identidade regional, esta temática iniciou-se com palestra e abertura do ano letivo de 2017, “ De onde vieram nossos antepassados e quem somos ”? O resultado foi um melhor entendimento, valorização e respeito pelas culturas locais e regionais. Além da alegria natural do grupo em realizar as viagens e assim ter novas possibilidades de aprendizagem, interação e “vida”.

O conviver com o diferente sempre é um desafio, na faixa etária a partir dos 50 anos, não é diferente, as atividades de turismo além do conhecimento histórico, geográfico, cultural também ocorrem as relações interpessoais tão importantes nos atuais contextos sociais. Este aprendizado de convivência com a diversidade gera alegria, bem-estar e a perspectiva de buscar sempre mais conhecimento e amizades.

Além do turismo local e regional, ocorreu um intercambio intercultural de acadêmicas com a Universidad de Congreso de Mendonza na Argentina, onde tiveram classe (aula) de espanhol, culinária, danças típicas, turismo. Permanecendo em Mendonza por 12 dias, nesta atividade participaram as turmas de Videira, Capinzal, Joaçaba e São Miguel do Oeste.

Durante o ano letivo ocorrem dois momentos, no primeiro semestre “ Semana do Bem Viver” e no segundo semestre “Semana da Maturidade”. Nestas semanas, envolvem-se profissionais de diferentes áreas que são convidados a participarem como palestrantes. As temáticas desenvolvidas foram direcionadas a espiritualidade, para o psicológico, saúde em geral, bem-estar social e relações interpessoais.

 

 

Diretrizes

A Universidade da Terceira Idade na Unoesc é um projeto de extensão ligada ao curso de Pedagogia, que tem como diretriz valorizar socialmente homens e mulheres que atingiram a idade acima de 50 anos, com duração de 4 semestres, com 288 horas, sem exigência de comprovação de escolaridade. Cujo principal objetivo é contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos nas atividades. Foi um ano letivo de muita aprendizagem, muitos desafios, onde se percebeu a necessidade de rever o projeto pedagógico, a matriz curricular e firmar: o projeto a partir de três eixos: o eixo básico, o eixo de atualizações e o eixo de dinâmicas. São eixos interligados e interdependentes, que contribuem na busca de novos conhecimentos de interesse dos acadêmicos da Uniti, favorecendo experiências positivas, a busca pelo protagonismo e a participação social dos mesmos.

 

 

Novidades recentes

No ano de 2017 iniciou-se um trabalho voltado para a leitura, oralidade e comunicação que resultará na produção de um livro, em que cada acadêmico relata suas experiências e expectativas de vida. Temos aqui a prova do trabalho interdisciplinar efetivado pelos professores dos diferentes cursos da Unoesc Videira que atuam na Uniti.

As oficinas de 2018 serão Canto e Coral, Teatro, Italiano, Informática, Dança e Movimento, Esporte Adaptado e Pintura em Porcelana.

A Unoesc Videira, cumpre assim um importante papel educacional voltado para este segmento que chamamos de “Maturidade”, público este, muito expressivo e formador de opinião.

 

Fonte: Professora Magali Beatriz Augusto, pedagoga e especialista em Planejamento Educacional pela UFES, mestre em Educação e coordenadora da Uniti Videira

 

Deixe seu comentário pelo Facebook