Para conseguir uma redação nota 1000 no Enem, além de demonstrar domínio sobre a língua portuguesa, é preciso saber argumentar sobre os principais assuntos que geraram debate social nos últimos tempos.

E a melhor forma de fazer isso é mantendo-se atualizado, acompanhando jornais e revistas, além de ler blogs que possam ajudar você a obter mais informações sobre os possíveis temas para redação deste ano.

Por isso, preparamos este artigo! Quer saber como fazer uma boa redação no Enem? Continue a leitura e saiba mais sobre os possíveis temas para este ano!

 

Saúde mental

A depressão tem crescido mundialmente nos últimos anos, e o Brasil é um dos países com um dos maiores índices de ansiedade no mundo. Completando esse triste cenário, os casos de suicídio de pessoas famosas, como o do chef Anthony Bourdain e do ator Robin Williams fazem com que a saúde mental seja um dos temas mais discutidos atualmente na mídia.

Para trabalhar esse tema em sua redação no Enem, investigue as causas pensando nos fatores que podem causar o adoecimento da mente, mas nunca culpando a pessoa que possui esses transtornos.

 

Sistema prisional

Com cerca de 726 mil presos, o Brasil tem hoje a terceira maior população carcerária do mundo e sem oferecer a estrutura necessária para esse número descomunal. E isso gera diversos efeitos negativos, como a reincidência criminal e o aumento do crime organizado dentro das instituições penitenciárias.

Por ser um assunto delicado e que tem diversas causas e efeitos sobre a sociedade brasileira, é um forte candidato a tema de redação no Enem. Podem ser explorados diversos ângulos, como a validade desse sistema ou quais soluções encontrar nessa situação.

 

Privacidade na internet

Depois do escândalo da Cambridge Analytica, em que os dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook foram usados sem consentimento na campanha eleitoral americana, a discussão sobre a privacidade na internet ganhou força. Especialmente depois que Mark Zuckerberg foi convidado a depor sobre as responsabilidades da rede social no vazamento.

Procurar aprofundar seu conhecimento sobre esse acontecimento pode levar a uma redação nota 1000 no Enem, já que esse assunto gerou e ainda gera muita polêmica, sendo um dos fortes candidatos a tema deste ano.

 

Integração de pessoas com deficiência

Cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, e desde a aprovação da Lei 8213/91, as empresas são obrigadas a contratar uma parte de seus funcionários entre essa população.

Entretanto, o ambiente de trabalho apresenta ainda alguns fatores que podem dificultar a integração das pessoas com deficiência, como falta de acessibilidade na empresa, a inexistência de um plano de carreira e o bullying, que já afetou cerca de 57% dessa faixa populacional. A urgência dessa discussão faz deste um tema relevante, com chances de cair no Enem.

Esses foram os principais candidatos a temas para redação do Enem deste ano! Mas não se limite às informações deste post, aproveite para ler mais sobre cada um deles, para ter ainda mais material na hora de articular suas ideias.

Agora que você já sabe como fazer uma boa redação no Enem, continue a se preparar para o exame com nossas dicas! Assine nossa newsletter e receba os próximos posts diretamente no seu e-mail!

 

Inscreva-se com a nota do Enem

 

Deixe seu comentário pelo Facebook