A Psicopedagogia é a ciência centrada no estudo do desenvolvimento humano, e ao longo dos anos vem seguindo influências de várias correntes teóricas relacionadas a aprendizagens. Uma necessidade da contemporaneidade que vem ganhando notoriedade no seu fazer a partir do momento em que se entende que a educação acadêmica e social é um direito de todos e para todos, e que o sistema de ensino como um todo necessita preparar-se para adequar-se as diversidades.

Muito embora haja planejamento, o dia a dia na clínica psicopedagogia inicia-se quase sempre com novos desafios, quando nos deparamos com cada família e suas singularidades.

Ao avaliar e fazer as devidas intervenções psicopedagógicas vamos nos dando conta do que há no entorno.  E assim, cada caso é uma caixinha de surpresas que nos condiciona a aprimorar nossas escutas, avaliar o ser humano muito além de suas aparências ou do que nos verbalizam.

Quando nos chega uma criança ou adolescente e suas singularidades, se apresenta também a família e suas ansiedades, o sistema e suas dificuldades, o professor e suas inseguranças.

A Psicopedagogia na clínica vem como a ciência que pode acompanhar a evolução social do ser humano, auxiliar no seu desenvolvimento neuro/psico/social, buscar formas de mediar as questões que por ventura possam dificultar sua interação com o meio acadêmico e social.

A psicopedagoga Albertina Chraim afirma que a sua ação na clínica permite que ela seja uma ponte, um elo, que leva a criança ou o adolescente, a alcançar sua autonomia, sendo capazes de conquistar seus próprios desejos, dentro de um padrão social que lhe permita a segurança e satisfação pessoal.

Gostou do conteúdo? Que tal se inscrever no curso de pós-graduação da Unoesc em Psicopedagogia Clínica? Clique aqui e garanta sua vaga!

 

PSICO PED JBA 0217

Psicopedagoga Albertina Chraim, proprietária do Núcleo de Atenção Multidisciplinar da Saúde e da Educação (Nuamse), em Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>