Você sabe como consultar o acervo da biblioteca universitária? Tem alguma dúvida ou dificuldade? Para te ajudar é só consultar o tutorial, logo abaixo. De forma simples e rápida, acadêmicos, professores, colaboradores e diplomados poderão solicitar empréstimos de livro. Isso mesmo! Quem já se formou na Unoesc também tem acesso ao acervo em qualquer biblioteca da instituição e pode pegar emprestado o livro que desejar. Não tem desculpa, já para biblioteca! Mas antes uma conferida no passo a passo, abaixo, que apresenta todos os recursos para otimizar a sua busca. Aproveite!

A base de consulta Pergamum, utilizada pelas bibliotecas da Unoesc, é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a vida dos estudantes. Com ela, é possível consultar obras de toda rede de bibliotecas da Unoesc. Você pode acessar a base de consulta de duas maneiras:

– Pelo site da Unoesc:

Tutorial Biblioteca 1

– Pelo Portal de Ensino:

Tutorial Biblioteca 2

No Pergamum, você pode consultar as obras de várias maneiras:

– Pelo título do livro;

– Pelo autor;

– Pelo assunto;

– Ou consulta livre.

Escolha também qual a ordem que você deseja que os livros apareçam

Tutorial Biblioteca 3

Tutorial Biblioteca 4

Refine mais sua busca, escolhendo a Unidade de Informação (campus) e o tipo de obra que procura. Se desejar, pode consultar em todas as bibliotecas e todos os tipos de obra.

Tutorial Biblioteca 5

Escolha a obra de sua preferência.

Tutorial Biblioteca 6

Anote o número de chamada, para facilitar a localização nas prateleiras da biblioteca e veja a situação do exemplar.

Tutorial Biblioteca 7

Se o exemplar estiver com a localização “Disponível no acervo” poderá ser emprestado, caso estejam todos emprestados, você poderá fazer uma reserva. Para reservar informe seu código, senha e confirme. Muito simples! Obs: os exemplares do tipo “Consulta local” não podem ser emprestados, somente para fotocópias.

Tutorial Biblioteca 8

Você também poderá consultar nossos periódicos, alguns deles você encontra on-line. Basta utilizar o filtro “periódicos” para pesquisar o tema desejado.

Tutorial Biblioteca 14

A pesquisa resultará na lista de periódicos, click no link em verde para consulta on-line.

Tutorial Biblioteca 10

Para renovar seu empréstimo, também, é fácil, acesse pelo portal ou pelo Pergamum.

Tutorial Biblioteca 11

Tutorial Biblioteca 12

Tutorial Biblioteca 15

Todos estes serviços também podem ser solicitados nos balcões de empréstimos.

Quer sugerir algum tema para o blog? Então, é só comentar aqui embaixo ou mandar um e-mail (marketing@unoesc.edu.br) com a sua sugestão! Semana que vem, o blog vai apresentar a trajetória acadêmica e profissional da engenheira civil Gislaine Luvizão, que optou por seguir a carreira de professora universitária.