É necessário destacar-se para obter sucesso na carreira em um mercado de trabalho cada vez mais seletivo e em constante transformação. Os empregadores atualmente querem atrair, empregar e reter funcionários que agreguem valor à empresa, e para alcançar as almejadas posições de destaque, é essencial que você crie uma estratégia de marketing que denote o valor de seu trabalho. Confira os 10 passos que você deve tomar a fim de manter seu emprego e, sobretudo, alavancar sua carreira:

Confira os 10 passos que você deve tomar a fim de manter seu emprego e, sobretudo, alavancar sua carreira:

Blog Unoesc

1- Estabeleça metas precisas e meça seu progresso

Independentemente de você ansiar por trabalho, aumento salarial ou promoção, esses objetivos só serão alcançados se você estipular metas plausíveis. As pessoas que são mais bem-sucedidas em suas carreiras, são aquelas que determinam onde desejam chegar em sua trajetória profissional. Depois de decidir suas metas a longo prazo, identifique quais são os passos intermediários e a curto prazo que devem ser dados para alcançar seu objetivo.  Através do plano de carreira por escrito, você será capaz de mensurar seu progresso, pois ele poderá auxiliá-lo a focar no que é mais importante para alcançar o sucesso. Sem um plano, você poderá sentir-se à deriva e não terá um referencial para medir sua evolução.

2 – Esteja presente por inteiro em seu trabalho

Se você quer ser bem-sucedido, é fundamental que seja dedicado, afinal, seu tempo dentro do ambiente corporativo deve ser utilizado para a empresa. Imagine-se na posição de seu empregador e pense: como eu gostaria que meus funcionários fossem? Certamente você gostaria que fossem comprometidos, fizessem com a urgência necessária o que fosse importante e cumprissem suas promessas, então, haja dessa forma.

3 – Não banque o “sabe tudo”

Podemos estar em uma posição ou em uma companhia por vários anos, e ainda assim sempre temos o que aprender, portanto, não adote uma postura esnobe. Ao participar de um projeto, não diga que o crédito foi apenas seu, elogie aqueles que te ajudaram. Use a inteligência emocional, através do autoconhecimento, e procure saber como as outras pessoas te veem. Saber colocar-se no lugar dos outros e ter controle das emoções em momentos de crise, também são atitudes fundamentais. Procure ouvir mais para saber exatamente o que deve fazer. Sempre que possível, agende encontros com profissionais que estejam na posição que você almeja e saiba por meio deles como conseguiram alcançar seus objetivos. As pessoas geralmente gostam de contar sobre sua trajetória profissional e ajudar.

4 – Esteja sempre bem informado

Seja alguém sempre ciente sobre as notícias atuais. Por meio desse conhecimento contemporâneo, você poderá participar de qualquer conversa, dar conselhos a outras pessoas, como, por exemplo, sobre o trânsito, entre outras utilidades.

Participe de seminários, conferências e workshops em sua área. Leve sempre seus cartões de visita. Dessa forma, você obterá novos contatos que podem vir a ser muito úteis em seu futuro.

Não se esqueça de estar informado sobre as mudanças globais que podem provocar impacto em sua empresa. Reserve uma parte de seu dia para a leitura de notícias e acompanhe blogs relativos ao campo de sua companhia, para que saiba sobre inovações e surpreenda seu superior. Porém, faça isso com humildade.

5 – Estude, estude, estude

As pessoas mais criativas são aquelas que estão sempre estudando. Estude também assuntos diferentes de sua área, pois isso fará com que adquira habilidades que produzirão novas ideias. Alguns cursos podem abrir outros horizontes: um curso de idiomas, por exemplo, pode fazer com que você seja um tradutor em negociações importantes.

6 – Cuide de seus dados e contatos virtuais

Mantenha seu currículo sempre atualizado, pois isso denota zelo.  Faça comentários apropriados em redes sociais. As empresas podem verificar seu perfil na internet, portanto, não poste nenhuma foto ou crítica que possa prejudicá-lo.

Dê boas referências sobre seus companheiros e ex-companheiros de trabalho, em redes profissionais, se forem declarações verdadeiras. Certamente seus amigos também retribuirão, pois, gentileza gera gentileza. Isso fará com que estabeleça uma rede mais sólida de contatos profissionais.

7 – Seja proativo e criativo!

Não importa qual cargo você deseja ou se você foi bem-sucedido diversas vezes. Estabeleça a meta de estar sempre se superando a cada dia. Seja proativo e criativo, procurando superar-se sempre.

8 – Conheça seus valores

Todos temos dons. Descubra os seus e use-os em benefício da empresa e para ajudar os outros. Essa atitude pode refletir em algo muito positivo para sua carreira a longo prazo. Saiba quais habilidades precisa adquirir para a carreira desejada e vá em busca delas. Adote também uma postura positiva, pois assim contagiará aqueles que trabalham com você e será uma pessoa agradável, que todos irão querer ter por perto.

9 – Preste consultoria

Caso tenha tempo livre, procure por trabalhos freelance de consultoria em sua área profissional. Isso poderá abrir novas portas e te dar mais experiência no campo. Tente também identificar problemas em sua empresa e proponha soluções. Desse modo você terá uma atitude proativa e certamente se destacará.

10 – Faça um curso de pós-graduação

Uma pós-graduação abre portas inimagináveis em todas as carreiras. Permite que se aprenda a atuar na prática, amadurece profissionalmente, transforma você em especialista, dá oportunidades de avanço na carreira e aumenta as chances de um salário maior. Além disso, uma pós-graduação faz com que o currículo se sobressaia e amplia, grandemente, a sua rede de contatos profissionais, ou seja, é item imprescindível para quem quer ter sucesso profissional.

Uma carreira bem-sucedida não acontece ao acaso: para tornar-se realidade, é necessário planejamento, revisão de metas, estratégias e muito estudo. Mas todo esforço é sempre muito bem recompensado!

Conte-nos sobre seus planos para alcançar o sucesso profissional.

CalltoAction_CursosCia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>