Fazer uma apresentação ou discurso não é uma tarefa fácil. Além do nervosismo, do medo de errar e da indiferença do público, o pior defeito de uma apresentação é o tédio. Por isso, para acalmar os nervos e fazer bonito, listamos 5 dicas de ouro para uma boa apresentação, seja no trabalho ou na universidade.

 

1. Estar bem preparado

É preciso conhecer profundamente o tema e preparar muito bem a apresentação, fazendo inclusive ensaios em frente ao espelho. Deve seguir uma duração conforme o previsto e uma estruturação básica com abertura e encerramento interessantes e atrativos, além de uma argumentação dos assuntos fácil de ser acompanhada. A utilização de recursos audiovisuais, sempre claros e compressíveis, serve também para fortalecer a palestra.

 

2. Utilizar a eloquência

As técnicas de modulação de voz, expressão verbal correta e emprego dos silêncios para enfatizar são alguns elementos-chave do apresentador. Fuja do tom monótono e cansativo, e faça da palestra uma espécie de conversação com um amigo. Transmita o conteúdo com entusiasmo.

 

3. Cuidar da imagem pessoal

As expressões facial e corporal são fundamentais para transmitir veracidade, convicção e entusiasmo. Nesse sentido, conta muito nossa aparência física e nossa roupa.

 

4. Ser didático

Fuja do óbvio e evite as mensagens muito gerais. O mais chato é ouvir o que já sabemos. Seja criativo e fale de coisas que a maioria desconhece, sejam dados ou reflexões próprias. Pense no que você mesmo, como parte do público, terá aprendido ao terminar a palestra.

 

5. Interagir com o público

É muito importante não perder de vista o público e observar se realmente ele está vibrando. Se possível, tente debater com o público, dar a oportunidade de exposição dos comentários (ao menos por escrito) e responder às perguntas dos participantes.

 

Referência bibliográfica: MUNOZ, Isidro. A arte de falar em púbico. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>