No dia 10 de julho, o professor *Bruno Rodolfo Schlemper Júnior ministrou aula da disciplina Ética e Integridade em Pesquisa, no curso de Mestrado em Biociência e Saúde, ligado ao curso de Medicina, na Unoesc Campus II, em Joaçaba (SC).

“Quem age com honestidade, com responsabilidade – assumindo os seus atos – e dentro dos princípios éticos, está fazendo uma pesquisa voltada para o que se chama de integridade de pesquisa”, aponta Schlemper.

Durante a aula, apresentada no vídeo, o professor aponta o conceito, o histórico, a origem do movimento internacional – Fraude (má conduta) em pesquisa; as ações em instituições estrangeiras e no Brasil, as causas de má conduta em pesquisa e, por último, as perspectivas, conclusões e sugestões pessoais sobre o assunto.

CONFIRA A VÍDEO-AULA:

 

 

 

O professor Bruno Rodolfo Schlemper Júnior é docente permanente do Mestrado em BioCiências e Saúde, lecionando a disciplina de Bioética e Integridade em Pesquisa e participa dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Diagnóstico e Intervenção em Saúde e Promoção e Gestão em Saúde. Também leciona nas disciplinas de Mecanismos de Agressão e Defesa, Ética Médica e Bioética em Saúde na graduação médica. É membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina, membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa/Secretaria Estadual da Saúde/Santa Catarina, membro "ad hoc" da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/CNS/MS e integra o corpo editorial da revista Bioethikos, o Editorial Board da Revista Indian Journal of Medical Ethics, Boletin y Fármacos (eletrônico e editado no Texas/EUA) e o Comitê Avaliador da Revista Arquivos Catarinenses de Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>