É importante avaliar a distância na hora de escolher seu mestrado, por quê?

Você procurou, avaliou cursos de Mestrado e está decidido a matriculando-se em uma universidade que fica longe de sua casa. Então pense bem: Será que a questão da universidade para cursar o seu tão sonhado mestrado para alavancar sua carreira profissional ser perto ou distante de casa é importante? Garantimos para você que sim! Saiba os motivos pelos quais será muito difícil concluir seu mestrado longe de casa:

Horários

É essencial avaliar os horários disponíveis para o seu mestrado. Pode ser que os horários não coincidam com os seus, se você trabalha ou exerce alguma outra atividade. No horário noturno, por exemplo, é necessário verificar se o local é seguro. Há lugares nos quais o índice de roubo de carros é grande e esta é uma realidade que precisa ser checada.

Meio de transporte

Se você for de carro, precisa saber se há estacionamento seguro para colocar seu veículo. Você também precisará verificar se precisará pagar pelo estacionamento e quanto terá que gastar por mês para este fim.

Caso você opte por ir de transporte público, é necessário ver se os horários do transporte são compatíveis com o seu curso e quanto tempo você vai levar para deslocar-se até sua universidade. Para todas as pessoas, mas sobretudo para as que trabalham, o tempo é um bem preciosíssimo, pois você precisará dele para poder estudar em casa.

Caso você estude no horário noturno, verifique também se o local onde você deseja estudar não é perigoso, ou seja, se você não corre risco de ser assaltado durante o trajeto do ponto de ônibus ou estação de trem ou metrô até sua universidade.

Qualidade de vida

Dispor de tempo para estar em contato com sua família e amigos é essencial para que se tenha uma boa qualidade de vida. E ter qualidade de vida é fundamental para que se tenha disposição para cursar um mestrado com a atenção e dedicação exigidas.

Gastos com alimentação

O fato de você ter que sair do trabalho e ainda demorar para chegar até seu curso fará com que você tenha que alimentar-se em algum local antes de estudar. É necessário calcular também os gastos extras que você terá com alimentação.

Portanto, considere todos esses fatores acima antes de optar por fazer um mestrado em uma universidade distante. Se você colocar na ponta do lápis as despesas com combustível ou transporte, alimentação, estacionamento, desgaste de seu automóvel, um curso que aparentemente pode ser mais barato acabará por ser mais dispendioso.

Pense, ainda, na perda de tempo para se deslocar de sua casa para a universidade e vice-versa. Avalie o transtorno que as longas distâncias acarretam: cansaço – que afetará o seu desempenho no mestrado -, falta de tempo para de dedicar à família e amigos, alimentação pouco saudável e dispendiosa e riscos desnecessários.

Ao optar por um curso de mestrado, escolha uma universidade próxima a sua residência ou trabalho, e com certeza sua performance será melhor, pois você estará mais disposto e terá mais tempo para dedicar-se aos estudos.

Quer mais dicas? Acesse www.blog.unoesc.edu.br  .

728x90

One thought on “É importante avaliar a distância na hora de escolher seu mestrado, por quê?