Sabemos que as estruturas metálicas estão cada vez mais presentes em nossas construções.

Atualmente, as estruturas metálicas são empregadas em obras de infraestrutura e edificações, envolvendo, por exemplo, pontes, edificações de pequeno porte, residências, galpões industriais, além de diversas outras utilizações.

O aço possibilita a engenheiros, arquitetos e construtores encontrarem soluções mais eficientes e arrojadas. Porém, as vantagens dessa utilização vão além da estética nas construções, uma vez que possibilita o aumento da produtividade, redução de tempo de construção, uso correto de recursos materiais. Quer conhecer as possibilidades que essa especialidade poderá lhe trazer? Então confere o nosso artigo.

Conhecimento aprofundado do ciclo de desenvolvimento de obras empregando estruturas metálicas

Somente um especialista poderá ter a competência necessária para desenvolver todas as etapas que exigem muito conhecimento técnico. Para o desenvolvimento de obras, empregando estruturas metálicas, observa-se de maneira geral que elas devem satisfazer grandes exigências relacionadas com todas as etapas do seu ciclo de vida:

1 – Devem ser idealizadas para satisfazerem as necessidades de seus clientes, dentre eles pessoas físicas, empresas e governo em termos de funções, dimensões e Layout;

2 – Devem ser projetadas conforme as normas técnicas vigentes, dimensionadas, prevendo ações e esforços de carregamentos internos e externos, bem como adequadamente detalhadas para garantir a montagem e transporte;

3 – Devem ser fabricadas, prevendo a utilização de processos de fabricação, dentre eles o corte, a usinagem, o dobramento, a soldagem, entre outros;

4 – Devem ser transportadas para os locais onde serão instaladas, utilizando-se de inúmeros recursos de logística e de planejamento;

5 – Devem ser instaladas, a partir de um adequado planejamento de montagem, prevendo o uso de equipamentos de apoio especiais e mão de obra;

7 – Devem resistir aos carregamentos internos e externos durante o uso (ventos, enchentes, fogo, etc.) com segurança;

6 – Devem sofrer ações de manutenção para evitar, diminuir ou corrigir modos de falhas (patologias) que ocorrem, de modo a garantir vida longa, além de outras exigências.

Tudo isso é abordado em um curso de especialização que tornará o profissional apto para desenvolver essas etapas com excelência.

Por que escolher a Unoesc Joaçaba para fazer o curso de Engenharia de Estruturas Metálicas

 O curso de Engenharia de Estruturas Metálicas da Unoesc é um dos poucos cursos oferecidos no estado de Santa Catarina e envolve conhecimentos e práticas relacionados ao projeto, detalhamento e dimensionamento de galpões industriais e de uso gerais, pontes em aço e mistas, edificações de pequeno porte (Light Steel Framing), interfaces entre concreto e aço, dimensionamento de estruturas metálicas usando softwares comerciais amplamente utilizados, dimensionamento de ligações em estruturas metálicas, fabricação e montagem, patologias, normatização e soldagem de estruturas metálicas.

Como o tema “Estruturas Metálicas” é pouco abordado nos cursos de graduação em Engenharia Mecânica do Brasil, o Curso de Engenharia de Estruturas Metálicas traz o conhecimento necessário para que estes profissionais que já possuem atribuições técnicas nesta área possam realizar o projeto, a fabricação, a montagem e a análise de falhas de estruturas metálicas.

Nos cursos de Graduação em Engenharia Civil normalmente o tema “Soldagem” também é pouco enfatizado, o que torna o Curso de Engenharia de Estruturas Metálicas ainda mais atrativo para quem deseja se aprofundar no assunto e ainda traz o conhecimento para que esses profissionais possam resolver problemas metalúrgicos relacionados às soldas.

Curso focado em desenvolvimento prático e profissional

O conhecimento abordado no Curso de Engenharia de Estruturas Metálicas associado com a crescente utilização destes meios de construção, possibilita ao Engenheiro o desenvolvimento futuro do seu próprio negócio, tendo em vista o baixo investimento para o desenvolvimento de uma empresa relacionada ao projeto, fabricação e montagem de Estruturas Metálicas, quando comparado a outras áreas da engenharia, como mecânica e civil.

O corpo docente do Curso de Engenharia de Estruturas Metálicas é comprometido com as questões científicas e de pesquisa, com os assuntos relacionados ao projeto, fabricação, montagem e patologias das estruturas metálicas. São Engenheiros, Doutores e Mestres com um vasto conhecimento tácito e explícito que atuam profissionalmente nesta área. Muitos são autores de livros e participam da elaboração das Normas Brasileiras relacionadas às estruturas metálicas.

O Curso de Engenharia de Estruturas Metálicas é um dos cursos de pós-graduação vinculado à Área das Ciências Exatas e Tecnológicas da Unoesc-Joaçaba, a qual apresenta os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Química e Engenharia de Produção, que tradicionalmente formam profissionais altamente habilitados, qualificados e preparados para atender o desenvolvimento tecnológico de Santa Catarina e do Brasil.

O curso está com as inscrições abertas. Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>