AGRONOMIA JBA 0517

Uma dúvida comum de quem está em busca do ensino superior é a respeito da qualidade da universidade que você vai escolher e se o curso ofertado lhe dará os recursos necessários para uma formação diferenciada. Descrevemos alguns aspectos que podem definir a escolha por cursar Agronomia na Unoesc de Campos Novos.

Corpo docente altamente qualificado e experiente

A formação e a experiência dos docentes são os fatores que mais contribuem para uma formação de sucesso. Na Unoesc, 85% dos professores possuem mestrado ou doutorado e 65% deles se dedicam em tempo integral ou parcial na Unoesc. Isso determina excelente qualificação do corpo docente e disponibilidade de realização, adicionalmente às aulas, de atividades de pesquisa e extensão com envolvimento de acadêmicos.

Aulas práticas e trabalho em campo realizados em locais adequados

Muitos locais de oferta de curso de Agronomia não oferecem campo para aulas práticas. O curso da Unoesc em Campos Novos, está localizado em uma região com produção técnica e agropecuária diversificada, destacando-se na produção de grãos, com ênfase na produção de semente de soja de alta qualidade, raças de bovinos, sistemas intensivos de criação de suínos e de aves, reflorestamento, fruticultura de clima temperado, entre outras atividades. Essa diversificação permite atender os interesses de cada aluno, principalmente, na elaboração do Trabalho de Curso e realização do Estágio Curricular Supervisionado, que permite que o aluno tenha locais adequados para realizar seus trabalhos.

Você pode conciliar trabalho e estudos

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno, e aos sábados pela manhã, o que possibilita aos alunos cursarem Agronomia e trabalharem concomitantemente. Essa característica permite aos estudantes maior vivência com o meio no qual desenvolverão suas atividades profissionais após a conclusão do curso, não se limitando apenas ao período de estágio.

Altos índices de empregabilidade

Um agrônomo poderá atuar em inúmeras áreas, desde empresas, até fazendas. Em pesquisa recente realizada com diplomados constatou-se que a maioria permaneceu em seu local de trabalho após a formatura (42,9%) ou conseguiu emprego em menos de seis meses após a formatura (31,6%). Por outro lado, apenas 16,4% demoraram mais de seis meses para conseguir o primeiro emprego ou ainda não o conseguiram (5,1%), enquanto 4,1% continuaram se dedicando integralmente aos estudos.

Diversidade de opções de trabalho

O agrônomo trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. Domina as técnicas de cultivo e criação, pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva do plantio à colheita, da criação de gado ao abate, e também no processamento e na comercialização dos produtos agropecuários. No dia a dia, monitora o preparo do solo, combate pragas e doenças e controla a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra, portanto há um leque muito grande de opções de atuação.

Ainda se observa uma boa distribuição entre os diversos setores do agronegócio onde os diplomados da Unoesc Campos Novos estão trabalhando, destacando-se as cooperativas agropecuárias e de crédito (23,5%), multinacionais (17,3%) e produção agropecuária direta (14,3%), enquanto 12,2% trabalham em outras empresas ligadas ao agronegócio (casas agropecuárias e revendas de máquinas e equipamentos), 11,2% desenvolvem atividades como autônomos.

Rendimentos financeiros elevados e satisfação com a profissão

Um agrônomo pode ganhar até R$ 9.740,00. A Unoesc Campos Novos constatou que a maioria dos diplomados (35,7%) recebe entre 0,5 e 1,0 SMP (Salário Mínimo Profissional), 21,4% entre 0,25 e 0,5 SMP, 19,4% mais de 1,0 SMP, enquanto 13,3% recebem até 0,25 SPM. O grau de satisfação dos diplomados com a profissão é alto, pois 17,3% responderam estarem realizados, 40,8% muito satisfeitos e 29,6% satisfeitos, perfazendo 87,7% com grau alto de satisfação com a profissão de engenheiro agrônomo, formação que foi obtida graças à presença da Unoesc na região.

Gostou do conteúdo? Que tal se inscrever no curso de Agronomia da Unoesc Campos Novos? Clique aqui e garanta sua vaga!