O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de planejar casas, escritórios, empresas e até elementos da infraestrutura urbana, como praças e parques. A graduação é o início de uma carreira cheia de possibilidades, desde que seja cursada em uma boa universidade.

Criamos esse guia do estudante de Arquitetura e Urbanismo para solucionar algumas dúvidas sobre esse curso e mostrar o que é preciso para se dar bem na profissão. Leia:

Como é a matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo

O objetivo do arquiteto é projetar espaços que equilibrem estética e funcionalidade. Por isso, ao longo da graduação, ele tem tanto disciplinas da área de Ciências Exatas, que permitem construções seguras e bem estruturadas, quanto disciplinas das Ciências Humanas, que possibilitam projetos mais adequados às necessidades das pessoas.

A matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unoesc é elaborada para que os profissionais formados sejam capazes de gerenciar projetos de edificações, de ambientes internos e de espaços externos. Há aulas de Paisagismo, de Projeto de Interiores e Política e Planejamento Habitacional, por exemplo.

Na disciplina Planejamento e Desenvolvimento Urbano o aluno aprende a avaliar o impacto ambiental da urbanização e realiza estudos aplicados sobre de planejamento regional. Em Tecnologia do Urbanismo, ele estuda a infraestrutura de cidade, em relação à questões como limpeza urbana, abastecimento de água, drenagem da água da chuva, eletricidade, entre outras.

A matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo também inclui matérias mais técnicas, como Resistências dos Materiais, Instalações Hidrosanitárias, Topografia e Estruturas Metálicas. Já as aulas de Estética são voltadas para a arte, abordando artes plásticas e decoração.

Para saber de quantos anos é o curso de Arquitetura e Urbanismo, basta entrar no site da instituição escolhida. Na maioria delas, essa graduação dura 5 anos.

Habilidades necessárias no curso de arquitetura e urbanismo

O guia do estudante de Arquitetura e Urbanismo precisa mostrar o que é preciso para se destacar no curso e construir uma carreira de sucesso. Por isso, selecionamos as características mais importantes em um bom arquiteto e urbanista.

Durante a graduação, há aulas de Desenho Urbano, Desenho Geométrico, Desenho Projetivo e Desenho Arquitetônico. Assim, percebe-se que o arquiteto deve ser capaz de ilustrar seus projetos com clareza e facilidade. Mas quem não tem habilidades artísticas não precisa se preocupar: o mais importante é ter noção de espaço, de tridimensionalidade e boa coordenação motora.

Outra competência que precisa ser desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo é a destreza com softwares gráficos. Eles também são uma forma de ilustrar o projeto, com o diferencial da modelagem 3D e dos cálculos mais rápidos.

Tanto durante a graduação quanto após a formatura, são frequentes os trabalhos em equipe. Por isso, o arquiteto deve ser capaz de lidar com outros profissionais, como engenheiros ou prestadores de serviços diversos. Somente cultivando bons relacionamentos é possível desenvolver projetos de sucesso.

Melhores instituições de arquitetura e urbanismo

Em entrevistas de emprego e estágio, é valorizada a reputação da instituição de ensino superior onde você faz o curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidades com melhor infraestrutura e formação multidisciplinar tendem a ser mais reconhecidas no mercado de trabalho.

Para escolher uma das melhores instituições de Arquitetura e Urbanismo, pesquise bastante, verificando questões como biblioteca, oportunidade de realizar trabalhos práticos e formação acadêmica dos professores. O ideal é ter professores qualificados e ao mesmo com muita experiência no mercado.

Na Unoesc, por exemplo, há atividades práticas desde os primeiros períodos. Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo frequentam o atelier de desenho e os laboratórios de tecnologia de construção, topografia, fotografia, entre outros. Neles, os estudantes são preparados para atender a demanda regional, pois sua formação está de acordo com o que as empresas precisam.

As melhores instituições de Arquitetura e Urbanismo também contam com parcerias, que facilitam na hora de encontrar estágios, monitorias e empregos. Normalmente é criado um departamento específico para conectar estudantes com empresas, com o objetivo de conseguir melhores colocações profissionais para os alunos.

Há muitas oportunidades de trabalho para quem fez o curso de Arquitetura e Urbanismo. Baixa o e-book sobre as Profissões do Futuro e saiba quais são as áreas mais promissoras para o arquiteto!