Saber como fazer uma boa redação no Enem é fundamental para todo mundo que vai tentar entrar para a universidade. Um texto coeso e sem erros, que siga o que foi pedido no enunciado, pode ser a diferença que faltava para você entrar no curso que quer fazer.

Por isso, preparamos este passo a passo! Confira as dicas e aprenda a fazer uma redação do Enem nota 1000.

Passo 1: Leia cuidadosamente o tema, mais de uma vez

Antes de escrever qualquer coisa, leia cuidadosamente o enunciado e os textos de apoio, pelo menos duas vezes, para que você possa desenvolver uma redação que não fuja do tema e perca pontos por isso.

Uma outra boa dica é ler as questões da prova também, pois pode acontecer que hajam informações sobre o tema da redação e que podem ajudar você a escolher um caminho argumentativo, como gráficos, dados e matérias extraídas de jornais.

Passo 2: Escolha sua tese e quais ideias vão fundamentá-la

Uma vez que você já tem certeza que entendeu a proposta da redação do Enem deste ano, é hora de colocar a mão na massa. Escreva no rascunho as principais ideias que vem à sua mente sobre o tema, sem se preocupar em julgar se elas são boas ou não. Isso facilita o processo criativo.

Depois que você terminou esse passo, escolha as ideias que mais se relacionam e que podem fundamentar uma tese principal, com a qual você pode trabalhar na sua redação.

Passo 3: Estruture seu texto

Agora que você já tem a sua tese para elaborar, comece a escrever conforme a estrutura pedida, para ganhar tempo na prova. Uma redação do Enem nota 1000 segue a seguinte estrutura:

• Introdução: serve para apresentar o tema e direcionar a leitura, demonstrando a abordagem que será feita. O ideal é que tenha um parágrafo.
  • Desenvolvimento: agora é hora de abordar o tema propriamente, apresentando seus argumentos sobre o assunto de maneira argumentativa e coesa. Lembre-se que a sua linha de raciocínio precisa fazer sentido e convencer o leitor. Use entre 3 a 4 parágrafos.
  • Conclusão: trabalhado o tema, apresente soluções e aprendizados retirados da sua argumentação, de maneira coerente com o que foi trabalhado na redação. O ideal é que a conclusão seja em um parágrafo.

Passo 4: Revise

Depois de finalizada a primeira versão, faça uma pausa para resolver outras questões e “esquecer” um pouco a sua redação. Dessa forma, você pode revisar o texto com o olhar menos viciado no que escreveu, podendo perceber melhor erros e incoerências.

Passo 5: Passe a limpo

Texto revisado, sem erros de português e com uma argumentação coesa? Hora de passá-la para o boletim do Enem! Escreva com cuidado e atenção, para não deixar escapar um errinho e prejudicar sua nota. Lembre-se de respeitar as linhas demarcadas e não incluir informações fora da área de correção.

Pronto! Com esses 5 passos simples você pode fazer uma redação do Enem nota 1000 e aumentar suas chances de entrar para a faculdade dos seus sonhos.

Agora que você já sabe como fazer uma boa redação no Enem, que tal continuar a se preparar para o exame? Baixe agora mesmo o nosso Guia Completo para a edição de 2018!

Faça o download gratuito do e-book!