Estar no Ensino Médio, principalmente no último ano, é ter a certeza que uma das mais importantes decisões da vida se aproxima: a escolha da carreira profissional. Alguns até já sabem o que querem, mas ainda não tem certeza sobre como é o mercado de trabalho. Outros, nem se quer escolheram, por não ter definido uma área que mais se identifique. A verdade é que, não há problema em ter dúvidas, aliás, as dúvidas fomentam a curiosidade e podem te levar a buscar respostas que farão toda a diferença evitando que opte por algo, que futuramente trará frustração e infelicidade. Por isso, nosso blog preparou uma lista com dicas do que levar em conta na hora de decidir sua carreira profissional.

Conheça suas habilidades e qualidades: Se você, por exemplo, é uma pessoa comunicativa, pode se dar bem em carreiras que lidem diretamente com o público. Se tem habilidade com cálculos e números pode se dar melhor em áreas das ciências exatas. É claro que, não é apenas um fator que determina, mas sabendo de suas aptidões você já pode selecionar com mais clareza, profissões que pode aplicar duas habilidades e qualidades.

Pesquise as áreas de interesse: Converse com pessoas que já atuam na área que deseja estudar ou trabalhar e saiba quais as competências necessárias para isso. Quais as dificuldades, como chegaram até ali.

Analise o mercado de trabalho: Algumas profissões estão saturadas, ou seja, as demandas de mercado são pequenas para a grande quantidade de mão de obra disponível. Além disso, com o avanço da tecnologia, muitas profissões podem deixar de existir enquanto outras estão se tornando tendência.

Liste os prós e contras: O trabalho naquela profissão não paga tão bem, mas tem horário flexível que possibilita realizar outras tarefas. Para alguns isso é vantagem. A profissão exige muitas viagens e tempo longe da família. Você se importa com isso? E aquelas profissões que exigem trabalho nos feriados e finais de semana, você toparia? É fazendo perguntas desse tipo com relação as exigências de cada profissão que você entenderá melhor se está disposto a encarar.

Faça um teste vocacional:  O teste vocacional é uma ferramenta na qual você identifica suas interesses e aptidões. A partir de suas respostas em um formulário desenvolvido especialmente para esse fim, o psicólogo analisa seu perfil e indica as áreas profissionais que você pode melhor se encaixar.

Conheça o curso superior e a universidade em que pretende cursar: Ser um bom profissional também passa por ter uma boa formação. Para isso é importante que a universidade que você escolher tenha bons laboratórios, professores qualificados, possua convênios no exterior, invista em pesquisa e em atividades diferenciadas, pois tudo isso pode agregar muito a sua formação.

E falando em conhecer a universidade em que pretende estudar, a Unoesc está de portas abertas para te receber e apresentar sua estrutura e cursos. Isso pode ser feito em qualquer época do ano, mas em especial, neste mês de setembro, três grandes eventos podem te ajudar a decidir. Trata-se das Feiras das profissões que acontecem na Unoesc Videira no dia 11 de setembro, em Joaçaba nos dias 13 e 14 setembro e em São Miguel do Oeste no dia 27, também de setembro. Nesses eventos, a universidade apresenta seus cursos de graduação e sua infraestrutura, além de repassar orientações sobre estágios, bolsas de estudos e financiamento estudantil. Vale dar uma passadinha.