A entrevista presencial é uma das fases mais importantes de um processo de seleção em uma empresa. Muitas mudanças têm ocorrido no mundo do trabalho e isso fez com que muitas organizações passassem a ter uma entrevista de seleção mais profissional e sem roteiros engessados, com uma conversação mais voltada às características do cargo.

Quer saber quais expressões devem ser evitadas  e quais  são bem-vindas em uma entrevista para conquistar a vaga? Então acompanhe a entrevista com a professora do curso de Administração e da pós-graduação em Gestão Estratégica em Recursos Humanos da Unoesc, Adriana Salvi.

• Quais frases ou expressões devem ser evitadas em uma entrevista de emprego?

Deve-se evitar o uso de gírias e palavrões, mesmo que sejam da cultura da região. Não devem ser usadas expressões negativas e ir ao extremo com expressões como “odeio”. Além disso, não se deve mentir sobre ter determinada habilidade ou conhecimento e falar mal do antigo trabalho.

• Quais frases ou expressões são bem-vindas durante uma entrevista de emprego?

Durante uma entrevista de emprego, recomenda-se falar dos resultados atingidos no último trabalho; ressaltar qualidades de seu perfil; identificar habilidades que possam contribuir com a organização que está contratando. Além disso, o candidato deve ouvir atentamente antes de responder; ser objetivo, claro e positivo nas respostas, demonstrando que possui interesse na empresa.

• Qual a importância de o candidato ir para a entrevista com o máximo de informações possíveis sobre a empresa?

Ao entrevistador isso demonstra que o candidato tem muito interesse em atuar na organização. Escolheu a empresa para trabalhar, levando em consideração as informações e não pela necessidade de ter uma ocupação. Também  demonstra que o candidato possui objetivos em relação ao seu desenvolvimento de carreira e visualiza que pode alcançá-los na instituição escolhida.

• Quais dicas podem ser seguidas por quem ainda não tem nenhuma experiência profissional?

Usar uma vestimenta adequada à vaga; ser ético; ter uma postura corporal que demonstre energia; falar a verdade; ter conhecimento prévio sobre a empresa; ser pontual e participar ativamente da entrevista.