O Blog da Unoesc conversou com a Profª Drª Fabiana Meneghetti Dallacosta, coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba. E, na entrevista abaixo, ela nos conta detalhes sobre a profissão. Segunda a professora, a área da saúde valoriza muito o trabalho dos enfermeiros, o que faz da profissão imprescindível e um mercado sempre em expansão.

Qual é o perfil ideal para alguém formado em Enfermagem?

O profissional formado em Enfermagem precisa ter conhecimento técnico, destreza, habilidade, caráter, ética e comprometimento.

Como ter sucesso profissional hoje na área de Enfermagem?

O Enfermeiro atua em diversas áreas e é um profissional muito valorizado em todos os serviços de atendimento à saúde, sendo peça fundamental na equipe multidisciplinar. Para destacar-se na área da Enfermagem, o profissional deve ter formação permanente, não pode parar na graduação. Precisa estar sempre atualizado, participando de cursos e congressos. No local de trabalho deve ter uma conduta proativa, com senso crítico espírito de liderança.
Quais as principais carreiras para quem é formado em Enfermagem?

O Enfermeiro pode atuar em saúde pública, hospitais, clínicas, home care, além de poder atuar como docente, auditor ou empresário na área da saúde, entre outros.

O que faz um profissional com especialização U.T.I?

As UTIs caracterizam-se por ser um ambiente com tecnologia de ponta, no qual os profissionais precisam de conhecimento e habilidade para atuar em situações críticas de saúde. Cada vez mais é exigido formação complementar para atuar neste setor, e os hospitais procuram sempre contratar enfermeiros com especialização em UTI. Este profissional presta todos os cuidados de Enfermagem de maior complexidade e prescreve e supervisiona os demais cuidados prestados dentro da UTI.

Como está o mercado de trabalho para alguém com formação em U.T.I?

Os hospitais tem investido muito em UTIs cada vez mais modernas e separadas por especialidades. Existem UTIs neonatal, pediátrica e adulto, além de UTIs especializadas em neurologia, cardiologia, traumatologia, entre outras. Todas precisam de Enfermeiros com especialização, de forma que o mercado de trabalho permanece constantemente contratando estes profissionais.

Quais os cuidados que você deve ter na hora de escolher um curso na área de enfermagem?

Para escolher uma pós na área de Enfermagem é importante escolher uma instituição renomada e de confiança. Escolher uma área que seja do seu interesse, mas que também possibilite abertura para o mercado de trabalho, ou seja, uma pós que possibilite trabalhar em várias áreas de atuação. A pós em UTI, por exemplo, capacita o Enfermeiro para atuar em qualquer serviço de saúde, de baixa, média e alta complexidade. Por fim, ao buscar uma pós-graduação, deve-se analisar o corpo docente e a estrutura curricular ofertada, quais as disciplinas, carga horária e local do estágio previsto.

 

  Fabiana Dallacosta é coordenadora do curso de Enfermagem na Unoesc Joaçaba, enfermeira, especialista em terapia intensiva e em Nefrologia. Possui mestrado em Saúde Coletiva e é doutora em Ciências da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>