Depois que o currículo é selecionado, é hora da entrevista. Além de controlar o nervosismo e disfarçar a timidez, algumas dicas podem te ajudar nesse momento. Por isso, o Blog da Unoesc selecionou as principais para você chegar mais preparado e confiante.

 

1. Busque informações sobre a empresa contratante

Antes da entrevista, conheça a empresa que está contratando. Esteja antenado ao que acontece nos negócios, economia e no setor em que a empresa está inserida. Pesquise sobre a estrutura organizacional, missão e valores, principais diretores, ações que foram realizadas recentemente e tenha clareza do cargo que pretende ocupar. Mas caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a vaga, aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas. Além de demonstrar interesse pelo cargo, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades.

 

2. Seja coerente com seu perfil nas redes sociais

Normalmente, os recrutadores pesquisam o nome do candidato nas redes sociais. Por isso, seja coerente com suas publicações. Na hora da entrevista, eles podem te perguntar sobre hobbies, viagens e momentos de lazer. Portanto, é importante tomar muito cuidado com o que posta, mesmo se não colocar no currículo.

 

3. Cause uma boa impressão

Planeje-se para chegar no horário marcado, cumprimente o entrevistador, mantenha contato visual e demonstre entusiasmo. Evite gírias, não precisa ser muito formal, mas mantenha a clareza na comunicação. A roupa também é parte importante no processo seletivo. Informe-se sobre o traje usual da empresa. Algumas pedem roupas mais despojadas, como camiseta e calça jeans. Porém, se não falarem nada, invista em roupas sérias e não muito exageradas.

 

4. Relate os projetos que você já desenvolveu

Durante a entrevista tem importado menos a descrição das tarefas diárias de um profissional e mais os resultados atingidos por ele. Fale sobre os projetos que você desenvolveu, as soluções de problemas que apresentou e as áreas que tem se dedicado. A entrevista também é o momento para você evidenciar suas qualidades, como “organizado” e “comunicativo”. Exemplifique essas competências por meio das atividades que você desempenhou nas últimas empresas, em trabalhos voluntários ou, se for o primeiro emprego, na universidade ou colégio, durante atividades em grupo, por exemplo.

 

Deixe seu comentário pelo Facebook