DSC_3322

Coragem e persistência! Conheça a história inspiradora da Advogada Mireli Lopes Padilha que, mesmo depois de 9 anos de conclusão do ensino médio, passou no vestibular e mudou-se de cidade para realizar o curso de Direito. Mireli conciliou os estudos com trabalho e família e foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil ainda na nona fase do curso! Ela nos conta os segredos para o sucesso na trajetória da graduação.

O início

Desde criança Mirelli tinha o sonho de cursar Direito. Mireli morava em Florianópolis e era técnica em Contabilidade quando decidiu que era a hora de fazer uma graduação. Até aquele momento havia concluído o ensino médio, já há 9 anos, tendo sempre sido estudante de escola pública.

Depois de nove anos praticamente sem estudar, pensou: Como vou conseguir passar no vestibular? Na época ela não tinha muitas condições financeiras e então passou a pesquisar na internet opções de cursos gratuitos preparatórios para o vestibular.

Em um desses cursos, Mireli conseguiu ser aprovada. O preparatório durou quatro meses e a aluna se inscreveu em vários vestibulares para retomar a experiência e a rotina de estudos. Após algumas tentativas, veio a notícia da aprovação. Passou no vestibular para Direito na Unoesc, onde também conseguiu uma bolsa pelo Prouni. Mudou-se para Chapecó e iniciou sua jornada como acadêmica de Direito.

Conciliar estudos com trabalho e família

Hoje uma das maiores dificuldades enfrentadas por estudantes é conciliar trabalho, estudos e a vida familiar, principalmente, quando se tem filhos.  Mas isso não foi motivo para desistir. Na época da graduação, o filho de Mireli tinha apenas cinco anos, ela trabalhava durante o dia, estudava à noite e ainda reservava um tempo diário para leitura.

“Abri mão de muita coisa, festas, programas em família, vida social, pois ficava em casa estudando.”

Sobre o exame da OAB e a aprovação

O maior medo das pessoas quando iniciam a faculdade de Direito é realizar a prova da OAB, porém a aluna diz que o segredo é se dedicar muito durante o período da graduação, fazer os trabalhos e, principalmente, ler muito, pois segundo ela a chave do Direito é a leitura.

“No início, achei que seria difícil, mas depois fui me familiarizando com os conteúdos e a partir da quinta fase do curso já comecei a me preparar para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil.”

Mireli não fez curso preparatório para a OAB e passou ainda quando estava no nono período. Quando realizou a prova do OAB ela nem pensou que iria passar, havia achado a prova muito difícil e recebeu a notícia de forma inesperada, ao consultar seu nome na lista de aprovados. Esse é um momento único na vida dos acadêmicos de Direito e, segundo ela, a prova te prepara também emocionalmente para exercer a profissão.

“O aluno deve correr atrás. Durante a faculdade você vai selecionando as matérias que mais gosta. O Direito é muito abrangente é apaixonante. Sempre fui muito dedicada nos anos que estive na Universidade, fazia todos os trabalhos, pesquisava e mesmo com filho pequeno, raramente eu faltava às aulas. Essa dedicação fez toda a diferença quando decidi realizar a prova da OAB.”

O curso de Direito na Unoesc

O curso de Direito foi um desafio para ela, Mireli fala que a exigência dos professores e da Instituição fez que com que ela descobrisse habilidades que antes não conhecia, principalmente, sentia-se motivada e desafiada pelos conteúdos propostos em sala de aula.

“A Unoesc representa para mim um marco, uma oportunidade de crescimento profissional e a construção de um futuro melhor para mim e a minha família.”

A realização profissional

Hoje, pouco mais de um ano de formada, a advogada é sócia de um escritório no centro da cidade de Chapecó e atua nas áreas trabalhista e previdenciária. Já com diversas causas ganhas e várias em andamento, Mireli se sente realizada com a profissão.

“O segredo para o sucesso é abrir mão de muita coisa para focar em seus projetos, para você conseguir seus sonhos é preciso muita persistência e foco nos seus objetivos. Não adianta reclamar, a vida não vai te trazer soluções é você que deve encontrá-las.”

Assista o vídeo que Mireli conta sua história AQUI

Inscreva-se no curso de Direito da Unoesc: Clique aqui