A diplomada da Unoesc, Celí Mazieiro, formou-se na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo de São Miguel do Oeste. Atualmente, ela é arquiteta concursada da Prefeitura de São Miguel do Oeste e atua como docente. A paixão pelos cálculos matemáticos, pela exatidão, elaboração de desenhos e croquis surgiu ainda na adolescência. Durante a graduação, o interesse e a preocupação pelo desenvolvimento das cidades se intensificou ainda mais.

— A arquitetura e o urbanismo são muito mais do que obras de arte e simbolizam o estudo e a projeção de espaços para a vida e para o bem estar da sociedade. Eles demandam soluções condizentes com as características e/ou aspectos históricos, econômicos, físicos, geográficos e culturais do lugar, sem agredir os interesses coletivos — destaca Celí.

SONY DSC

Celí é arquiteta e professora da Unoesc

Celí salienta que o arquiteto e urbanista deve possuir capacidade de agir tecnicamente, socialmente e criativamente, frente aos problemas espaciais presentes em seu dia a dia, principalmente quando o assunto são as cidades. Além disso, o arquiteto e urbanista deve demonstrar sua competência profissional por meio de ações éticas, em que prevaleçam os interesses coletivos.

O campo de atuação desse profissional vai além de construções e desenhos e reflete o planejamento e a idealização dos espaços, sua composição, ordenamento e sintonia com os ambientes.

Laboratório de Maquetaria conta com impressora 3D

— Dentre essas atribuições podem ser citados o planejamento urbano e territorial; ensino, pesquisa e extensão; consultorias; assessorias e gerenciamento, por meio dos campos de atuação na arquitetura de interiores; arquitetura e urbanismo, restauração e patrimônio histórico; planejamento urbano e regional, além do conforto ambiental.

Outra paixão da arquiteta é a sala de aula. Formada há 3 anos, ela continua frequentando as salas de aula e laboratórios do curso, mas agora como professora.

— O desejo de ser professora foi despertado pela competência, sabedoria e capacidade de transmissão do conhecimento de professores que passaram pela minha trajetória acadêmica e por estar ciente de que o arquiteto e urbanista possui uma função insubstituível no processo de análise crítica e refletiva da sociedade atual — ressalta Celí, afirmando que a sua maior inspiração foram seus pais, que também são docentes.

Estrutura do Curso

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc contam com amplas salas de aula e laboratórios modernos para o desenvolvimento de suas atividades. As salas de aula possuem uma estrutura com pranchetas, em vez de carteiras convencionais, já que o curso tem o desenho como principal princípio de expressão.

Os futuros arquitetos têm aulas nos laboratórios de Maquetaria, Conforto Ambiental e Luminotécnica, Instalações Hidrossanitárias e Elétricas, Laboratório de Topografia e de Materiais de Construção. Segundo a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, o Laboratório de Maquetaria é utilizado durante toda a graduação, já que a maquete é um importante instrumento do processo do projeto e permite simulações reais em escala menor. Esse laboratório conta com maquinários para corte de materiais e impressora 3D.

No Laboratório de Conforto Ambiental e Luminotécnica, os alunos utilizam um Heliodon para simular o movimento do sol e pensar em soluções ligadas ao conforto ambiental dos projetos. Além disso, o local dispõe de uma grande variedade de materiais de iluminação para os alunos fazerem simulações e compreenderem a importância do conforto lumínico nos ambientes que projetam.

BLOG ARQUITETURA 4 JBA 0217

BLOG ARQUITETURA 5 JBA 0217