DELEGADA 1 SMO 1116

 

A delegada da Polícia Civil, Joelma Alberton Stang, graduou-se em Direito em 2003, pela Unoesc São Miguel do Oeste. Após a graduação, Joelma fez o curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil e o curso de pós-graduação em Ciências Criminais. Atualmente, ela atua na Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste e nas Delegacias da Comarca de São José do Cedro. Na entrevista a seguir, a delegada relata como foi aprovada no concurso público e como é seu dia a dia como delegada.

1) Por que você optou em cursar Direito?

 A opção em cursar Direito se deu em razão de que o curso oferece a possibilidade de exercer a advocacia ou realizar uma vasta quantidade de concursos públicos. Além disso, a formação jurídica ocupa um espaço de suma importância nas relações individuais e sociais. Prestei vestibular, em 1998, e integrei a segunda turma do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste. Em 2003, quando concluí a graduação, fui aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

2) Como foi a sua preparação para ser aprovada no concurso para delegada da Polícia Civil?

 Por um breve período, exerci a advocacia e fiz outros concursos. Em 2005, fiz a prova do concurso de delegado de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, mas não fui aprovada. Continuei a estudar cerca de 3 horas por dia e, em janeiro de 2008, quando saiu o edital do concurso para delegado de Polícia Civil, intensifiquei o tempo de estudo para 16 horas diárias, durante três meses. Entre 13 mil candidatos, fui aprovada nas cinco fases do concurso, que consistia na prova objetiva, exame de capacitação física, exame psicotécnico, investigação social e prova oral. Em 2009, realizei o curso de formação, com duração de cinco meses, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), e comecei a trabalhar na Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste e na Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI).

 

3) Como é seu dia a dia como delegada?

Há 7 anos, atuo como delegada de Polícia e o mais extraordinário da atividade é que não há rotina. Todos os dias aparecem situações novas que demandam grande trabalho, que é realizado com toda a equipe de policiais civis.

 

4) Quais são as principais atribuições da profissão?

A função engloba a coordenação das atividades investigativas, que visam apurar a autoria dos crimes, por meio da formalização dos Autos de Prisão em Flagrante, Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados, Autos de Apuração de Ato Infracional e Auto de Apreensão de Adolescente. Vinculados a esses procedimentos, muitas diligências podem ser realizadas, dentre elas, representação por Mandados de Busca e Apreensão, Prisão Temporária, Prisão Preventiva e Interceptação Telefônica. A carreira jurídica do delegado de Polícia é de suma importância à realização da justiça, uma vez que somos o primeiro garantidor dos direitos individuais das pessoas e temos o dever de contribuir para que o processo penal tenha efetividade e para que a ordem social seja mantida.

 

DELEGADA SMO 4

Joelma Alberton Stang (Foto: Vanessa Karine/Rádio Progresso)

 

Confira 5 dicas para ter um bom desempenho em concursos públicos

 

#Dica 1: Tenha foco

Um dos maiores erros dos candidatos é estudar para diversos concursos de áreas diferentes.  Para ter sucesso nos concursos é preciso definir uma área.

#Dica 2: Planeje e cumpra os horários de suas atividades

O candidato deverá dedicar o máximo de tempo possível aos seus estudos, respeitando  suas necessidades e limites. O ideal é criar uma rotina bem definida de estudos.

#Dica 3: Estude diariamente disciplinas diferentes

Não se deve esperar uma matéria terminar para começar a estudar outra. É importante estudar todos os dias diferentes disciplinas.

#Dica 4: Priorize o estudo de disciplinas que você tem menor domínio e disciplinas de maior peso

Durante a preparação, é importante priorizar as matérias de maior peso, porém as de menor peso não podem ser esquecidas.

#Dica 5: Resolva exercícios de provas anteriores e simulados

A resolução de exercícios é uma excelente forma para fixar o conteúdo e para ver como a banca cobra o assunto em prova.

 

 

SONY DSC

Joelma Alberton Stang (Foto: Daiane Rigo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>