A designer Patrícia Marilene Lohmann formou-se, em 2014, pela Unoesc São Miguel do Oeste. A experiência adquirida em uma agência de publicidade só aumentou a sua paixão pelo design gráfico. A vontade de inovar fez com que ela descobrisse outra paixão: o empreendedorismo. Assim surgiu a Panda Design, que presta assessoria para redes sociais e trabalha com criações de logotipos, papelarias e campanhas. Quer empreender na área do Design? Confira abaixo a entrevista com a diplomada da Unoesc:

Por que você resolveu abrir o seu próprio negócio?

Abrir a própria empresa foi uma necessidade de mudança interior, de inovar o que já estava pacato e poder oferecer mais aos clientes com conceito e qualidade. Mostrar opções diferentes, sair do básico e tratar cada cliente de forma personalizada motivou-me a abrir a minha empresa.

Quais os desafios que você encontrou ao abrir a sua empresa?

Ao abrir uma empresa é importante ter um curso relacionado à gestão e saber como lidar com as finanças. Você aprende ser um vendedor e torna-se responsável por buscar novos clientes. Esperar que os clientes venham até você, não fará a sua empresa crescer. Além disso, é preciso ter uma estrutura que comporte os serviços que serão oferecidos aos clientes.

DIPLOMADA PATRICIA 2 SMO 0317

Patrícia Marilene Lohmann

Qual o perfil que um designer deve ter para empreender?

O principal quesito para empreender é não ter medo de fracassar ou de errar. Se você teme cometer erros, ficará estagnado e não aprenderá com as quedas. Quando cometer um erro, não o repetirá. E a cada acerto, a vontade de crescer e de se tornar referência no mercado se tornará um objetivo mais concreto.

Como é seu dia a dia como designer?

Todos os dias são diferentes. Há dias em que a criatividade não flui e outros dias que você não consegue dormir com as ideias “fervilhando” em sua mente. Olhar uma folha em branco e ter a mente “borbulhando” de ideias aplicáveis ou surreais nos dá a sensação de não termos limites para imaginar. O dia de um designer também inclui jogo de cintura, compreensão para entender a opinião do cliente, além de planejamentos diários das atividades para não ocorrer atrasos e aumentar a produtividade.

Quais dicas você dá aos futuros designers?

Comprem e leiam os livros que os professores indicam em sala de aula. As obras farão com que você tenha argumentos e saiba conquistar seus clientes. Regras são úteis, entretanto, elas nem sempre funcionam para designers, pois a criatividade e o desejo de alcançar um produto final, como o esperado, é muito maior. Contudo, o produto precisa ter alinhamento e proporção. Para os que estão começando na área, devem fazer contratos em projetos maiores. Isso garante credibilidade.

DIPLOMADA PATRICIA 3 SMO 0317

Patrícia diz que para empreender não pode ter medo de errar ou fracassar

Sobre o curso

O curso de Design, oferecido pela Unoesc Pinhalzinho, proporciona uma moderna estrutura aos alunos desenvolveram atividades. Durante o curso, os alunos têm aula nos laboratórios de modelagem, prototipagem, cerâmica, computação gráfica, fotografia, corte e costura, além do Núcleo de Design.

Nesses espaços são projetados produtos da área gráfica, industrial, de interiores e de moda. Segundo a coordenadora do curso, professora Lidiane Camilotti, com o uso das tecnologias disponíveis é possível projetar desde uma poltrona até um projeto de marca.

— As atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão têm como foco estudar e implementar estratégias em design para o desenvolvimento de oportunidades e soluções viáveis para uma vida econômica, social e ambientalmente sustentável — destaca a professora.

DIPLOMADA PATRICIA 4 SMO 0317 DIPLOMADA PATRICIA 5 SMO 0317 DIPLOMADA PATRICIA 6 SMO 0317 DIPLOMADA PATRICIA 7 SMO 0317

Alunos durante as aulas em laboratórios