A redação do Enem é considerada o maior desafio do exame e coloca medo em todos os alunos. Porém, é possível conquistar uma boa nota nessa parte de prova preparando-se com antecedência.

O texto pedido pelo Enem é do tipo dissertativo, portanto o estudante precisará argumentar e convencer o leitor de seu ponto de vista. Para isso, precisa trazer dados e referências obtidos com muita leitura. Já a prática ensina como construir uma redação dentro dos moldes da prova e respeitar as exigências linguísticas.

Confira algumas dicas de preparação e escrita para conquistar uma redação nota 1000 no Enem!

Seja estratégico no estudo

A preparação para o Enem é puxada, pois a quantidade de conteúdo que o aluno precisa dar conta é muita. Para incluir uma boa preparação para a redação do Enem sem sobrecarregar a rotina de estudos o estudante deve ser estratégico.

Ao buscar atualidades o aluno pode apostar no noticiário internacional. O El País, por exemplo, é uma excelente fonte de dados que podem ser utilizados na argumentação. Além disso, muitos de seus artigos aparecem na prova e podem embasar seu estudo de espanhol para Enem.

Dessa forma, você otimiza o tempo de estudo preparando-se para a redação e a prova de língua estrangeira ao mesmo tempo. O mesmo pode ser feito estudando Filosofia ou Sociologia, que também ajudam a argumentar e a resolver questões da prova de Ciências Sociais e Humanas.

Busque modelos

Outra estratégia de estudo é aprender com as provas anteriores para entender melhor o que esperar no dia do exame. Busque as edições passadas da prova para conhecer o enunciado e entender como a redação é cobrada. Como o tema é abordado e o tipo de texto de apoio disponibilizado ao aluno.

Também estude a partir de redações nota 1000 no Enem de edições anteriores. Elas sempre são disponibilizadas online e ajudam você a conhecer a estrutura que os avaliadores procuram. Além de darem boas dicas de como montar uma argumentação e o tipo de linguagem que utilizar.

Planeje a escrita

Na hora de escrever é importante ser organizado. Não basta começar a colocar as palavras no papel, é preciso seguir um passo a passo para que a redação tenha lógica e estrutura.

Comece delimitando o tema da redação do Enem pedida no enunciado. Fugir do assunto é o erro mais comum que leva ao zero na redação, então ter essa atenção é fundamental. Depois, separe as informações e os argumentos que irá utilizar para convencer o leitor, organizando esse conteúdo na ordem do texto.

Apenas depois de ter feito esse esqueleto você deve começar a escrever e prestar atenção a gramática. Outra dica para não se atrapalhar na redação do Enem é organizar o tempo. Não deixe a redação por último nem se apresse para começar por ela. Separe-a em blocos e faça com calma, revisando sempre.

Seja simples, direto e objetivo

É preciso atenção ao redigir a redação do Enem, pois o texto pede por uma linguagem formal e impessoal. No entanto, isso não significa que você deve escrever de forma muito rebuscada. Pelo contrário, prefira palavras comuns e construa frases simples, a chance de erro é menor e preserva a clareza do texto.

Ainda há aqueles termos que você deve evitar por não serem bem vistos pelos avaliadores ou fugirem da norma culta, como gírias e palavrões. Evite também os vícios de linguagem, como repetições, pleonasmos e frases ambiguidade.

Na hora de argumentar, vá direto ao assunto. Quanto mais enrola, mais chances de fugir do tema da redação do Enem e zerar a prova. Apresente dados, informações ou referências e explique de forma objetiva porque eles sustentam o seu ponto de vista.

Conquistar uma redação nota 1000 no Enem é o sonho de muitos alunos e pode ser realizado com o preparo correto e antecipado. Basta conhecer as exigências da prova, seguir os modelos mais valorizados pelos examinadores e praticar bastante.

Gostou das dicas? Compartilhe o post nas redes sociais!

Inscreva-se com a nota do Enem