CUIDADOS PALIATIVOS 1 JBA 0517

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002), “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. ”

Equipe de cuidados paliativos são formadas por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos, que atuam em conjunto, visando o bem-estar do paciente.

Esta equipe é fundamental durante todo o processo da doença e tratamento, fornecendo atendimento integral, abrangendo não somente a saúde física, mas todo o bem-estar psicossocial e familiar do paciente, atuando também na fase terminal da doença e continuamente com a família na fase de luto.

Considerando a prevalência do câncer na atualidade, cada vez mais hospitais estão se voltando para a importância destes cuidados e formando equipes de cuidados paliativos, principalmente recrutando profissionais com formação específica na área.

 

Gostou do conteúdo? Que tal se inscrever no curso de pós-graduação da Unoesc em Assistência Multiprofissional em Oncologia e Cuidados Paliativos? Clique aqui e garanta sua vaga!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar algumas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>