PROFESSOR PABLO 0217

Os assuntos podem parecer complicados, mas com a ajuda do professor Pablo tudo fica mais simples. E contar com a tecnologia, nessas horas, fica ainda melhor! Essa é a proposta do Canal no YouTube do professor Pablo Belchor. Além do conteúdo de qualidade disponível on-line, a ferramenta é uma ótima aliada para quem quer estudar em casa.

Nesta semana, o Blog da Unoesc entrevista o professor Pablo Belchor, que comenta um pouco mais sobre a trajetória do seu Canal. Se inspire na história dele e não deixe de assistir os vídeos. Desejamos muitos likes, visualizações, seguidores e compartilhamentos deste grande trabalho, que já é sucesso!

No dia 9 de fevereiro, o professor Pablo estará ministrando uma oficina aos professores da Unoesc, sobre a elaboração de vídeos para o YouTube. Como criar uma conta, dicas de gravação, transferência de arquivos, edição e publicação de vídeos, serão as temáticas do encontro, que ocorrerá na Unoesc Joaçaba.

1. Você criou o seu Canal no YouTube em que ano? Quantos acessos já teve?

Ele foi criado no dia 13/10/2012. Mas no começo não tinha um foco no ensino-aprendizagem. O primeiro vídeo relacionado à Engenharia só foi postado no dia 17 de setembro de 2014 e desde lá o número de acessos vem crescendo. Apenas no ano passado (2016), tivemos mais de 205 mil acessos. Outro fator muito importante é a média de tempo de cada acesso, que fica acima de cinco minutos. Fator este que gerou também, apenas no ano passado, mais de 1 milhão de minutos visualizados no canal.

2. Como surgiu a ideia de criar esse Canal?

Já existiam vários canais no YouTube focados em Educação, mas poucos explicavam conteúdos mais complexos da área da Engenharia. Sendo assim, resolvi criar os primeiros vídeos com o intuito de ajudar os meus alunos das engenharias da Unoesc, durante os estudos em casa, ocasião que é um pouco mais difícil para tirar dúvidas com o professor.

3. O Canal tem auxiliado os estudantes na hora dos estudos?

Em certas áreas do conhecimento, você consegue estudar sozinho, com o apoio de materiais de leitura. Mas em certas áreas da Engenharia, por mais que você estude através de materiais de apoio, se você não entender os mecanismos lógicos e de cálculos daquele determinado assunto, você terá grande dificuldade de entender o conteúdo. Logo, o grande interesse pelos meus vídeos se ampliou, por tratar-se de uma aula igual à aula vista pelo aluno em sala de aula, mas podendo ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar, através de um computador ou celular com internet. A flexibilidade de horários para estudar é importantíssima nas engenharias, visto que muitos dos nossos alunos conciliam os estudos com o trabalho.

4. Quais os assuntos abordados?

Abordo todos os assuntos relacionados às disciplinas que ministro nos cursos de Engenharia da Unoesc. Entre os assuntos principais, estão:  Mecânica I, Mecânica II, Resistência dos Materiais e Pesquisa Operacional II.

5. Qual a sua opinião sobre o uso da tecnologia na área de ensino?

Eu acredito que não há como “escapar” do uso da tecnologia como ferramenta para promoção de um melhor aprendizado. Não estamos falando do futuro, estamos falando do presente. Acredito que é importantíssimo para todos os professores interagirem o máximo possível com as tecnologias e visualizá-las como ferramentas de apoio para promoção do aprendizado.