Quer ingressar em um curso superior ainda em 2018 sem prestar vestibular? Para ser dispensado da prova tradicional, o candidato tem a opção de usar a nota do Enem.

Neste post, nós vamos explicar quais as exigências necessárias para que você usufrua desse benefício. Depois de ler as principais perguntas e respostas, você já pode começar a montar um cronograma para estudar para o EnemConfira!

O aproveitamento da nota do Enem é padronizado em todas as instituições de Ensino?

Não, cada instituição de ensino, seja ela faculdade ou universidade, pública ou privada, dispõe de liberdade para definir os critérios para o aproveitamento da nota do Enem. Algumas consideram a prova como um todo, ao passo que na Unoesc é analisado apenas o desempenho na redação.

Quem pode usar a nota do Enem para ingressar na Unoesc?

O benefício de utilizar a nota de Redação do Enem para ingressar em uma das graduações da Unoesc – são, ao todo, mais de 20 cursos – é restrito aos candidatos que participaram de uma das quatro últimas edições, aplicadas entre 2014 e 2017.

Como efetuar a inscrição no processo seletivo da Unoesc?

Para inscrever-se no processo seletivo Unoesc, o candidato deve acessar nosso site, escolher o curso de seu interesse e preencher um formulário on-line com suas informações pessoais. É muito importante que os dados estejam corretos, sob pena de desclassificação.

Para concorrer a uma vaga por essa modalidade, é preciso, obrigatoriamente, anexar o boletim de desempenho do Enem, emitido pelo Inep.

Qual a principal vantagem em usar a nota do Enem?

Aqui convém reiterar que na Unoesc há uma distinção importante entre os termos vestibular e processo seletivo, modalidade que permite a utilização da nota do Enem. Uma vez que você atenda aos requisitos exigidos, é dispensado da obrigatoriedade de fazer uma nova prova: entrar na universidade sem prestar vestibular é possível.

Quais os critérios para a classificação dos candidatos que utilizam a nota do Enem?

A classificação dos candidatos que apresentaram o boletim de desempenho do Enem é definida de acordo com a média aritmética simples. As posições são definidas da maior para a menor nota. A cada semana será divulgada uma nova lista, até que o total de vagas seja preenchido.

Quais são as alternativas para quem não pode utilizar a nota do Enem?

Nunca participou do Enem ou fez o Exame antes de 2014? Há uma outra possibilidade para participar do processo seletivo, mediante a apresentação do histórico escolar validado pela escola em que o candidato concluiu o Ensino Médio.

Neste caso, os procedimentos de inscrição e classificação são idênticos aos já descritos neste post. Por último, cita-se a possibilidade de participar do vestibular tradicional, que segue uma estrutura semelhante à do Enem e é dividido por áreas do conhecimento. Como diferencial, cita-se a inclusão de obras literárias obrigatórias.

Agora que você entendeu como usar a nota do Enem para entrar na Unoesc, nós vamos te dar mais uma ajuda: nossa equipe preparou um guia completo para quem quer alcançar um bom desempenho no Enem. Baixe agora mesmo!

Faça o download gratuito do e-book!