VOLTA AULAS 1 JBA 0217

As férias estão acabando e é hora de começar a pensar nos estudos. Confira 5 dicas que preparamos para quem vai começar mais um semestre letivo ou para quem vai iniciar uma nova fase e encarar o primeiro ano na universidade. Prepare-se e seja bem-vindo à Unoesc. Dia 20, esperamos todos vocês!

1. Faça um planejamento e tente se organizar

Organização não acontece tão rápido, é um processo. Quanto mais cedo conseguir criar hábitos de organização, melhor. Use uma agenda ou algum aplicativo para anotar suas tarefas. Já nos primeiros dias de aula, os professores entregarão o calendário das aulas contando datas de provas, trabalhos e seminários. Fique atento e não deixe nada para última hora. Se o conteúdo acumular demais, você ficará perdido entre tantas tarefas e acabará sobrecarregado. Planejar os estudos faz com que o conteúdo seja melhor assimilado e cumprir as metas dará mais satisfação. Uma boa dica é estudar uma hora por dia durante as primeiras semanas de aulas, depois passar para duas horas de estudo diárias e, aos poucos, retomar a rotina regular.

2. Aproveite a vida acadêmica

Não se esqueça de tirar um tempo para ter novas experiências. Faça novos amigos, frequente lugares diferentes e conheça pessoas experientes. Aproveite para participar de debates, para aprender ao máximo com os professores e comece a construir sua carreira profissional. Além do diploma no final do curso, guarde as memórias que esse tempo vai te proporcionar.

3. Leia livros diferentes

Um dos maiores problemas que acontecem com todo universitário é ler apenas os livros relacionados ao seu curso e nada mais. Ler conteúdos diferentes, por exemplo romance e ficção científica, pode ajudar a aliviar a pressão dos estudos, além de contribuir para você expandir o seu vocabulário e a sua compreensão textual. Outra dica é ler mais livros sobre desenvolvimento pessoal: gerenciamento de tempo, educação financeira, produtividade, liderança e outros temas importantes para desenvolver habilidades que são essenciais para a nossa vida pessoal e profissional. As bibliotecas da Unoesc possuem um acervo muito grande e a possibilidade de busca pela internet.

4. Economize dinheiro

A vida universitária não é fácil e provavelmente você ficará apertado todo fim de mês se não souber se programar. Planeje seus gastos com transporte, alimentação e mensalidade, além de guardar dinheiro para as cópias de materiais que serão disponibilizados pelo professor.

5. Não escolha o tema do TCC em cima da hora

Não deixe para pensar no TCC no último semestre. Muita gente começa a pensar nisso em cima da hora e acaba escolhendo um tema por impulso. A melhor coisa é ir pensando no seu trabalho final ao longo do curso, assim, quando chegar a hora de escolher, você terá uma ideia amadurecida e que realmente gosta.

Gostou do conteúdo? Que tal se inscrever nos cursos de graduação da Unoesc? Clique aqui e garanta sua vaga!