Terminar o Ensino Médio e decidir qual carreira seguir, é uma tarefa complicada. São muitas as opções de cursos de Ensino Superior e diferentes possibilidades de atuação disponíveis, cada uma com suas particularidades e benefícios. Por isso, nesse momento é importante analisar alguns pontos e planejar qual caminho será melhor e te fará mais feliz.

Antes de tudo, se auto avalie. Entenda o que te dá prazer e o que não lhe satisfaz enquanto futuro profissional. Reflita como você imagina sua vida daqui alguns anos, o que você deseja conquistar, quais os seus gostos, as suas facilidades e dificuldades já enfrentadas, pense também, quais táticas você utilizou para enfrentar os momentos difíceis. Além disso, busque por referências, seja na internet, em livros, documentários e revistas ou na experiência de amigos e familiares que já estão na universidade ou no mercado de trabalho.  Tenha em mente que o mais importante, é escolher aquilo que tem a ver com você e te torne um profissional realizado com a carreira seguida.

Durante suas análises e pesquisas, pergunte-se:

– Em que profissões poderei utilizar minhas habilidades?

– Quais as oportunidades que o mercado de trabalho oferece para os profissionais de determinadas áreas?

– Quais as atividades que terei de realizar em determinadas profissões? Com quais delas vou me identificar?

– Quantas horas terei de me dedicar diariamente?

– Qual a média salarial?

– Qual as dificuldade e benefícios de determinadas profissões hoje, no meu país e fora dele?

Depois de decidir, qual o próximo passo?

Após definir qual curso seguir, pesquise pelas instituições de ensino superior que oferecem o curso desejado. Saiba sobre a qualidade oferecida, a grade curricular, a infraestrutura, espaços de estudo, professores, entre outros detalhes. Além de cursar o que te faz feliz, é importante também, receber um estudo completo e de qualidade, que te prepare para o mercado de trabalho. A Unoesc  é exemplo de Universidade que oferece o melhor para seus acadêmicos, com laboratórios completos, ensino reconhecido e profissionais competentes.

Se você já sabe que curso escolher, inscreva-se clicando aqui!