A mensalidade de uma universidade é um custo financeiro que gera preocupação. Para que isso não seja empecilho ou obrigue o estudante a desistir de cursar a graduação é possível contar com o auxílio de bolsas de estudo que podem ser integrais ou parciais.

Matheus Marques Ribeiro Pereira, de 22 anos, é natural de Goiânia – GO e atualmente frequenta a terceira fase do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba. Como bolsista integral, ele considera o benefício como o alicerce para sua vida acadêmica.

— A bolsa significa uma ajuda imensa, sem ela seria bem mais difícil para me manter na faculdade. Ela garante a minha mensalidade e consequentemente sobra dinheiro para minha alimentação e minha conta de luz. Me salva todos os meses — afirmou Matheus.

O caminho até que conseguisse ser aprovado como bolsista exigiu dedicação, já que uma série de fatores influenciam, e por isso, ele dá algumas dicas:

— O Enem é uma prova que exige muita dedicação e resiliência para conseguir uma nota satisfatória. Depois de selecionado pelo Prouni ainda tem a comprovação de documentos, o que também não é uma tarefa simples, pois, são muitos os comprovantes exigidos e não pode faltar nenhum. É preciso ser bem organizado, ainda mais para os alunos, que como eu, se deslocaram de muito longe — afirmou.

E ele ainda aconselha:

— Sejam determinados. Estudar não é uma tarefa fácil e é preciso empenhar-se diariamente. Além disso, fiquem atentos para as oportunidades, sempre pesquisem o número de vagas que a universidade oferece, a pontuação e também muita atenção nas listas de chamada. Quando aprovados liguem na universidade para confirmar os documentos e façam um check-list — disse Matheus.

Na Unoesc, o estudante tem acesso as bolsas de estudo através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Há possibilidade de ingresso através das bolsas do  Programa Universiadade para todos -Prouni e do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu art 170.

Bolsas do Programa Universidade para Todos – PROUNI

A quem se destina?

Aos candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições a seguir:

-Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

-Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;

-Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;

– Ser pessoa com deficiência;

-Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Como ocorre a inscrição e seleção dos candidatos?

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, no Portal do Prouni.

Para o ProUni 2018/1 as inscrições serão de 06 a 09 de fevereiro.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no ENEM.

Após a pré-seleção os candidatos devem comparecer a Instituição de ensino para comprovações das informações prestadas em sua inscrição.

O prazo para a entrega da documentação é de 15 a 23 de fevereiro de 2018.

Bolsas de Estudo UNIEDU – Art.170

A quem se destina?

Os recursos da bolsa do Artigo 170 são concedidos para:

-Estudantes economicamente carentes;

– Estudantes inscritos no UNIEDU e no Portal de Ensino da Unoesc (Pedido de Bolsa);

– Estudantes que cursam a primeira graduação, exceto licenciatura curta; regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Unoesc no semestre vigente, inscritos no Uniedu e Portal de Ensino e que entregarem toda a documentação exigida em edital

Como ocorre a seleção dos candidatos?

O candidato é selecionado pelo seu Índice de Carência (IC) mediante as informações socioeconômicas prestadas no formulário de inscrição/pedido de bolsa (do portal de ensino) e comprovadas com a documentação solicitada em edital.

Para alunos que vão ingressar na Universidade neste primeiro semestre de 2018, o período para solicitação das bolsas UNIEDU art 170 está previsto para o período de 12 a 28 de fevereiro de 2018.

*Colaboração Serviço de Apoio ao Estudante – SAE

 

Deixe seu comentário pelo Facebook