Ao escolher por uma profissão, quem tem afinidade com as exatas, com “um pézinho” nas humanas e ainda um talento para desenho, pode se encontrar na Arquitetura e Urbanismo, um curso que prepara o profissional para atuar no projeto de casas, edifícios, na arquitetura de interiores e no planejamento de cidades.

Mas antes, há ainda um grande desafio: entrar para uma das instituições que têm o curso de Arquitetura e Urbanismo, vencendo o vestibular ou o Enem.

No post de hoje, você vai aprender tudo sobre esse curso, desde como se preparar para o vestibular até quais matérias se estuda em Arquitetura e Urbanismo. Preparado? Boa leitura!

Como se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo?

No vestibular para Arquitetura e Urbanismo, geralmente é pedido do aluno o domínio sobre cálculos, ou seja, é fundamental um bom desempenho em Matemática e Física, sendo relevante também uma boa nota na redação, especialmente no Enem.

Outra matéria importante para o futuro arquiteto é a História, tanto na hora de passar no vestibular, quanto durante o curso, em que boa parte da matriz curricular será dedicada à História da Arte e a uma visão crítica do crescimento urbano brasileiro.

Apesar de não ser necessário durante o vestibular, no curso de Arquitetura e Urbanismo você vai aprender a dominar as técnicas de desenho e projeto.

Ainda, pode ser importante aprender a trabalhar com softwares de criação visual, como o Photoshop, Sketchup e Autocad, que vão ser usados durante todo o período do curso e, posteriormente, durante a sua vida profissional.

Dentre as instituições que têm o curso de Arquitetura e Urbanismo, você encontra opções nos mais diversos preços e localidades, sendo importante analisar a infraestrutura oferecida, o quadro de professores e o reconhecimento da instituição pelo MEC.

Quais matérias se estuda em Arquitetura e Urbanismo?

Na graduação de Arquitetura e Urbanismo, você vai aprender a pensar criticamente o aproveitamento dos espaços, além de criar, desenhar, projetar e acompanhar obras com as mais diversas finalidades, do uso particular até o bem público.

Para isso, trabalha disciplinas tanto das ciências exatas, quanto das humanas, como Matemática, Ética, Estética e História. Além disso, o aluno também aprende matérias específicas, como Projeto de arquitetura, Desenho Urbano, Resistência dos Materiais, Instalações Elétricas, Desenho Arquitetônico, Paisagismo, Planejamento Urbano e Regional, etc.

O curso dura cerca de 5 anos, e é importante escolher, entre as instituições que têm o curso de Arquitetura e Urbanismo, aquela que priorize a aplicação de aulas práticas, de forma a preparar o aluno para atuar de maneira atualizada e confiante no mercado de trabalho.

Com as dicas que separamos neste post, além de você se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo, já fica sabendo das principais informações para escolher a instituição em que vai estudar e se prepara também para as exigências da graduação nessa área.

Se você gostou de saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, aproveite para dividir esse conhecimento com seus amigos: compartilhe agora mesmo este conteúdo em suas redes sociais!