Ingressar na universidade é um momento esperado por muitas pessoas. Na maioria das vezes, essa experiência é acompanhada de nervosismo, frio na barriga e ansiedade, mas ao mesmo tempo, de conquista e felicidade por estar planejando o próprio futuro profissional. Para tanto, como todo calouro de primeira viagem, é normal buscar entender como funciona esse ambiente antes mesmo de se inserir nele, por isso, preparamos algumas dicas, feitas por veteranos, para que você, futuro acadêmico, se sinta mais tranquilo quando o momento chegar.

#Dicadeveterano 1: Participe de eventos

É normal que a universidade ou o próprio curso no qual esteja matriculado, realize eventos para recepcionar os novos estudantes, para conhecê-los melhor e apresentá-los ao novo ambiente. Participar dessas atividades é interessante para que você consiga se inserir mais facilmente no espaço, conhecer novas pessoas e ser notado por outras.

#Dicadeveterano 2: Conheça a universidade

Conhecer o que a universidade tem além da sala de aula é algo que fortalece o aprendizado e a experiência acadêmica de todo estudante. Laboratórios, biblioteca, centros de atendimento para o público interno e para a comunidade, lanchonetes, espaços para descanso, assim como outros locais, serão muito usados durante grande parte da graduação, proporcionando o melhor envolvimento do acadêmico e o auxiliando na construção do seu futuro enquanto profissional. Por isso, seja curioso, caminhe pelo campus nas horas vagas, identifique os locais que a universidade oferece, saiba se localizar.

#Dicadeveterano 3: Seja proativo

Proatividade é uma das principais características que todo acadêmico deve ter. Por isso, seja participativo, questione, dedique-se as atividades, esteja sempre presente. Estudantes proativos se destacam e tornam-se profissionais mais competentes e preparados.

#Dicadeveterano 4: Defina seu próprio método de estudo

Estudar, essa é uma atividade frequente na vida de todo graduando. Seja lendo um livro, revisando o conteúdo repassado em sala, pesquisando fora da universidade, o importante é estar sempre atento e buscar por informações relevantes à própria formação. Mas além disso, é imprescindível definir um método próprio de estudo. No início pode até parecer difícil saber por onde e de que forma começar, mas com o tempo, após muitas tentativas, a melhor forma será descoberta e o conteúdo ficará na ponta da língua antes de qualquer avaliação.

#Dicadeveterano 5: Controle os gastos

É importante cuidar com os gastos durante o curso. Lanches, materiais de papelaria, transporte, mensalidade, materiais impressos, livros, serão constantemente adquiridos durante a graduação, exigindo investimentos aparentemente baixos, mas que no final do mês podem ser bastante significativos. Ou seja, é preciso fechar a mão e evitar gastos além do necessário.

Se você é o calouro da vez, fique tranquilo! A universidade proporcionará momentos incríveis que te tornarão uma pessoa ainda mais preparada para os desafios da vida, não só profissional, mas também pessoal. Aproveite essa etapa da melhor forma possível, sem medo de errar e acertar logo depois.

Caso você queira ingressar esse ano na universidade, mas ainda não decidiu pelo curso ideal, conheça os cursos que a Unoesc tem para você, clicando aqui.