Tão importante quanto escolher uma graduação para construir uma carreira é estar atento a instituição de ensino superior (IES) em que esse curso é oferecido. Serão pelo menos quatro anos dentro dessa instituição e uma escolha sem análise pode comprometer seu desempenho como acadêmico e refletir no futuro profissional.

Atualmente, são inúmeras as opções de instituições de ensino superior espalhadas pelo país, o que pode gerar muita indecisão no estudante. Por isso, apresentamos algumas dicas para fazer uma escolha assertiva e adequada ao seu perfil.

1. Fique atento à qualidade da IES

Um bom caminho para escolher a instituição na qual vai cursar a faculdade é avaliar a qualidade de ensino que ela oferece. Se a instituição for renomada, com bons professores, boa grade e egressos satisfeitos, já inseridos no mercado de trabalho, esse é um bom sinal para a sua escolha.

Descubra ainda, há quanto tempo existe o curso, se ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Compare a grade curricular dos cursos e veja qual atende melhor às suas expectativas e necessidades. É importante também, analisar quem serão os seus professores, os títulos de especialização, mestrado e doutorado que eles possuem e em que regime de horário trabalham.

2. Escolha o vestibular de sua preferência

É muito importante saber que a qualidade de uma universidade está diretamente ligada à concorrência na admissão de novos alunos. O número de candidatos por vaga é um indicador importante sobre a qualidade da instituição. Se o curso oferecido for ruim, pouca gente vai se interessar por ele e a concorrência será baixa.

Tem peso fundamental na escolha de uma IES você saber exatamente como é a prova desse vestibular. Quantas fases possui? Qual é o número de questões?

Essas informações são obtidas facilmente junto a cada uma das instituições. Ao escolher uma universidade, saiba que o processo seletivo faz parte do pacote.

3. Infraestrutura

Nesse aspecto, não conta apenas prestar atenção no aspecto visual da Instituição. Muito mais que uma fachada e estrutura física bonita, vale ficar atento aos fatores que contribuem para a sua formação como: laboratórios, bibliotecas e outros espaços para a realização de atividades do curso.

Além de ser importante que os cursos possuam laboratórios específicos, a conservação dos materiais e o investimento em bons equipamentos precisam ser levados em conta. Pesquise ainda, como é o acervo da sua biblioteca.

4- Intercâmbio e pesquisa

A instituição de ensino pela qual você se interessa possuí um setor de mobilidade acadêmica? Tem alguma parceria internacional que pode vir a te beneficiar?

Fazer um intercâmbio agrega muito na sua formação e estar em uma IES reconhecida por outros países poderá te proporcionar a trocar experiências e conhecimentos fora do Brasil.

Outro ponto a ser observado é o fomento à pesquisa. A produção acadêmica de conhecimento pode resultar em apresentações em congressos, publicações em periódicos e até mesmo a produção de livros, o que gera reconhecimento para seu nome, então, ter apoio dos professores e acesso a estrutura que incentive a prática da pesquisa é fundamental.

5- De olho nas finanças

É impossível dissociar a questão financeira de um projeto de estudos. Mesmo que seja uma universidade pública, existe todo um planejamento em gastos com moradia, transporte e alimentação. No caso das universidades particulares, essa atenção vai para valores como matrícula, mensalidade e material didático.

A localização da instituição que você deseja também precisar ser levada em consideração. Distâncias muito longas implicam em um afastamento do convívio familiar e a consequente inserção em uma nova realidade em outro município – é preciso estar preparado psicologicamente para essa nova jornada.

*Texto com informações Portal Noticias Universia disponibilizado no endereço www.cmconsultoria.com.br e Portal Guia do Estudante.