Hoje, temos acesso aos mais diferentes cursos e formas de ensino. Estudar a distância tem diversas vantagens, como autonomia e a flexibilidade de horário. Entretanto, o aluno virtual tem a responsabilidade de comunicar-se com o professor e manifestar seus problemas ou dúvidas no decorrer do processo. Pois se não o fizer, estará limitando a capacidade de ampliar seu conhecimento e minimizar as chances de ser um aluno de sucesso.

Segundo Palloff e Pratt(2004) “os alunos virtuais são, ou podem passar a ser, pessoas que pensam criticamente. Eles sabem que o professor atua como facilitador do processo de aprendizagem on-line e que, para chegarem à melhor experiência on-line, devem ser eles próprios responsáveis pelo processo”.

Estudar a distância é acreditar que a aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. Na sequência, apontamos cinco dicas importantes para um aluno de sucesso na educação a distância.

1. Planejamento – é necessário identificar quais são suas atividades pessoais e profissionais, assim terás condições de planejar e conciliar o ensino a distância, a modo de determinar quantas horas por dia ou semana você vai dedicar aos estudos. Por isso, planejar vai contribuir na realização de leituras e no cumprimento das tarefas, assim não terás acumulo de atividades.

1. Organização – a organização do tempo e espaço são fundamentais para que o aluno crie a rotina de estudos, procurando organizar sua agenda diariamente de forma que destine um tempo para os estudos em um espaço propiciado de silêncio, possível de anotações e registros. Organizar um espaço, condiz há um ambiente favorável para evitar distrações cotidianas, portanto, é importante ficar sem o celular, o qual pode causar dispersão no momento dos estudos.

1. Disciplina – Esta é fundamental, pois após organização, você precisa ter disciplina para respeitar o seu tempo reservados para os estudos, diariamente.

1. Iniciativa (ler e escrever) – Este processo também vai depender exclusivamente de você estudante, pois não haverá um professor a todo momento lembrando você a fazer a leitura de um determinado texto. Existem sim, vídeos, entrevistas entre outras formas de informação, porém, a leitura de textos, artigos e livros é fundamental.

Escrever? Sim! É fundamental, pois você pode e deve sanar as suas dúvidas com o professor sem ficar com receio do que os outros alunos vão pensar de você.  Também, é a forma pela qual você terá/fará contato com seus colegas. É preciso expressar-se de modo a sustentar discussões, formular perguntas, assim a interação em grupo e com o professor vai tornar o ambiente virtual mais agradável.

1. Responsabilidade/Comprometimento – isso reflete no desempenho de um curso presencial ou a distância, porém, estudar a distância exige muito mais responsabilidade e comprometimento de você, pois o aprendizado vai depender exclusivamente do seu desempenho. Não deixe para amanhã! Cumpra os prazos.

A Unoesc visa a qualidade do ensino e através da educação a distância oferece aos alunos condições favoráveis ao estudo contínuo, autônomo e flexível.

Contribuição: Janine Lauschner – Unoesc Virtual Xanxerê